José Serra participa de reunião com governadores e o presidente da república, em Brasília

Encontro marcou o lançamento de medidas para alavancar o crescimento econômico do País

seg, 22/01/2007 - 14h08 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, dia 22, da reunião de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O encontro aconteceu em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alguns de seus principais ministros e governadores, além de parlamentares e líderes de partidos.

Ao sair da reunião, Serra disse que para ele é impossível fazer uma análise responsável sobre o PAC, uma vez que, apenas agora, tomou conhecimento das medidas sem, inclusive, saber dos seus detalhes. “Em todo caso, a intenção do Governo Federal de promover o crescimento econômico poderá ser também avaliada pela decisão sobre os juros, que será tomada na próxima quarta-feira”.

Durante a reunião, o presidente apresentou as linhas gerais do pacote, que pretende acelerar o crescimento da economia. No encontro, Lula pediu o apoio dos parlamentares, dos governadores e da própria sociedade civil. “Sem o apoio, o Governo enfrentará dificuldades para colocar o pacote em prática”, afirmou.

O PAC abrange temas como investimento em infra-estrutura, desoneração e controle fiscal e tem como objetivo turbinar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que teve expansão média de cerca de 2,6% ao ano no primeiro mandato. Com o anúncio de investimentos, o Governo deseja elevar a taxa de investimento para 25% do PIB em quatro ou cinco anos. Hoje está em torno de 20%.

José Serra, ao deixar Brasília, seguiu para Franca, distante cerca de 400 quilômetros da Capital paulista, região nordeste do Estado, onde inundações comprometeram o sistema de abastecimento de água da cidade.