José Serra lamenta a morte de d. Aloísio

Dom Aloísio Lorscheider, que nos deixou neste domingo, foi um grande pastor e um grande brasileiro. Como religioso, jamais transigiu na sua fé; como cidadão, jamais transigiu na defesa dos […]

seg, 24/12/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

Dom Aloísio Lorscheider, que nos deixou neste domingo, foi um grande pastor e um grande brasileiro. Como religioso, jamais transigiu na sua fé; como cidadão, jamais transigiu na defesa dos valores da democracia e da liberdade. Como bispo, lutou por um país mais cristão; como indivíduo, ajudou a Igreja a se manter próxima do povo.

Deus recebe hoje um exemplo de virtude e humildade. Quando a Igreja se fez um dos lugares da resistência da democracia e dos direitos humanos, sempre segundo a ótica dos valores cristãos, dom Aloísio foi um gigante. Podíamos contar sempre com a sua presença forte e solidária, com a sua palavra de esperança, uma das caras virtudes cristãs, como lembrou recentemente o papa Bento 16.

À frente da secretaria-geral da CNBB a partir de 1968 e da presidência da entidade, entre 1971 e 1979, amparou os que precisavam de proteção e conforto espiritual. Quando as circunstâncias eram adversas, Dom Aloísio esteve presente ao debate público. Quando o país se encontrou com a democracia, que ele ajudou a construir, optou pela discrição e pela serena humildade do pastor. Foi um exemplo de fidelidade à Palavra de Deus e de compromisso com a dignidade do homem.

José Serra

Governador do estado de São Paulo