José Serra anuncia início da venda do Bilhete Fidelidade

O novo cartão beneficiará, diariamente, 200 mil usuários do Metrô e da CPTM

seg, 26/03/2007 - 13h58 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou, na manhã desta segunda-feira, 26, na estação Palmeiras-Barra Funda, o início da venda do “Bilhete Fidelidade” do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com design diferenciado, ele será comercializado nos guichês das duas companhias, em lotes de 20 unidades para 20 viagens de metrô ou de trem, ao preço de R$ 42 (R$ 2,10 por viagem). 

O novo cartão, batizado de M20, permitirá ao usuário do transporte sobre trilhos um desconto de 8,7% (R$4) em relação ao preço que pagaria hoje por 20 bilhetes (R$ 46). Segundo o governador Serra, a “iniciativa permite que o usuário economize 20 centavos por viagem. O Estado está dando o ponto de partida para que a população conte com mais este benefício”. Serra lembrou que quem usava os serviços todos os dias não tinha vantagens. “Agora, com o Bilhete Fidelidade, o usuário passa a ter um desconto substancial”. O governador também adiantou que outras medidas serão tomadas nos próximos meses, “sempre visando a economia e a praticidade”. 

A medida, destacou José Luiz Portella, secretário dos Transportes Metropolitanos, inaugura uma nova fase no relacionamento com os usuários. “A fidelidade traz benefícios para o metrô e a CPTM e também para a população”. A venda antecipada representa um recurso bem-vindo para as duas companhias. Do ponto de vista da população, ela economiza, pode fazer um planejamento de seu orçamento, além de não perder tempo nas filas diárias para comprar o bilhete.

A expectativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é que o Bilhete Fidelidade alcance uma participação da ordem de 10% no total de vendas de bilhetes, cerca de 200 mil usuários/dia, do Metrô e da CPTM. As cartelas com 20 bilhetes serão vendidas exclusivamente nas 54 estações do Metrô e nas 87 da CPTM. 

Segundo o Metrô, entre às 4h40 e às 10h de hoje foram vendidas 1800 cartelas do novo bilhete. A maior procura ocorreu na estação Itaquera, com 208 passageiros que adquiriram a nova passagem. Nesta manhã, a CPTM registrou a venda de 459 cartelas nas estações de trem. 

Nova política tarifária 

A criação do Bilhete Fidelidade é o primeiro passo da implantação da nova política tarifária da secretaria de Transportes Metropolitanos. Em curto prazo está previsto o lançamento de mais outros dois bilhetes especiais, um específico para uso nos finais de semana e outro válido por um dia inteiro, para atender principalmente os turistas que vêm a São Paulo, para negócios, eventos ou lazer. 

A versão anterior do Bilhete Fidelidade, então denominado Bilhete Múltiplo, possibilitava 10 viagens de metrô. Ele foi extinto em 2006 para dar lugar ao Bilhete Único Metrô-CPTM-Ônibus. A primeira fase atendia apenas a Linha 2-Verde do Metrô e a linha C da CPTM. Desde maio do ano passado toda a rede de metrô e trem metropolitano está interligada ao sistema de bilhete único, integrado com ônibus da capital. Quatro milhões de usuários são beneficiados diariamente, sendo 2,6 milhões do Metrô e 1,4 milhão da CPTM.

Joice Henrique e Manoel Schlindwein