José Serra anuncia expansão da Linha 2 – Verde

O governador autorizou ordem de serviço para ampliação da Linha 2 do metrô em mais 3,6 quilômetros, ligando o Alto do Ipiranga até a Vila Prudente

ter, 17/04/2007 - 15h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra deu na manhã desta terça-feira, 17, ordem de serviço para levar a Linha 2 do Metrô do Alto do Ipiranga até Vila Prudente, um trecho de mais 3,6 quilômetros (ou 4,3 computando o pátio de manutenção de trens) e três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente). O novo trecho vai exigir investimento de R$ 1,9 bilhão, até 2010, valor que engloba a aquisição de mais 16 trens para esta linha.

“São Paulo tem pressa em matéria de transporte. Minha administração no Estado está dando prioridade número zero tanto ao Metrô como ao Rodoanel”, observou o governador.

A expansão da Linha 2 será uma nova opção para os moradores da zona leste da capital paulista. Ela proporcionará melhor distribuição dos passageiros que até agora só contam com a estação Tatuapé, da Linha 3 – Vermelha. Hoje a Linha 2 transporta diariamente 320 mil passageiros entre as estações Vila Madalena e Imigrantes. Com a entrada em operação da estação Alto do Ipiranga, em junho deste ano, o movimento deverá atingir 370 mil passageiros por dia.

As obras na Linha 2 devem ser totalmente concluídas em 2010. O trecho vai dispor de duas integrações: uma ligará a estação Tamanduateí com a Linha “D” da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e outra vai ligar a estação Sacomã com o Expresso Tiradentes, da Prefeitura de São Paulo. O trabalho deve beneficiar ao todo 774 mil usuários diariamente.

O novo empreendimento contará com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e recursos do Tesouro do Estado. A iniciativa vai gerar nove mil empregos diretos.

Serra anunciou oficialmente a expansão da Linha 2 durante inspeção das obras da futura estação Alto do Ipiranga, no canteiro localizado na esquina da avenida Doutor Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no Ipiranga.

Manoel Schlindwein

Leia também

Obras da estação Alto do Ipiranga estão na fase final