José Rainha pede a Covas que interceda pelo Pontal junto à União

Líder do MST elogia investimentos do Estado na região

sex, 20/10/2000 - 15h03 | Do Portal do Governo


O líder do Movimento Sem Terra, José Rainha, pediu a intercessão do governador Mário Covas junto à União para resolver os problemas relativos ao desenvolvimento econômico do Pontal do Paranapanema.
Afirmando que a região vem sendo seriamente prejudicada em decorrência da falta de atenção do Governo Federal à questão da reforma agrária, Rainha criticou também as acusações feitas contra o Movimento dos Sem Terra. Paralelamente, Rainha fez questão de elogiar as ações do Governo de São Paulo na região, em especial o papel do governador Mário Covas. ‘Ele, assim como o Instituto de Terras do Estado, tem um compromisso com a reforma agrária no Estado de São Paulo’, afirmou. Rainha destacou a seriedade, a ética e o compromisso de Covas com a justiça, postura adotada também nas questões agrárias. ‘Covas tem demonstrado isso concretamente ao Pontal, desde que avançou na arrecadação de terras e agora quando libera crédito de R$ 3 milhões para plantio de mandioca e de R$ 5 milhões para frutas’, disse.
Ao mesmo tempo, o líder José Rainha criticou o atraso na liberação de recursos por parte da União. ‘Não existe sensibilidade. Nos últimos dois anos não foi liberado um centavo para os assentamentos. Todo o discurso colocado na televisão não sai do papel e nossa realidade é muito drástica’.

Ercília Della Méa