Jornada de Matemática recebe inscrições até 1º de agosto

A novidade em 2008 é a possibilidade de toda a rede participar

qui, 24/07/2008 - 11h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até 1º de agosto o prazo para inscrições de estudantes na Jornada de Matemática, disputa que pretende servir como uma das bases para melhora de aprendizagem nas escolas da rede estadual. Cerca de 260 mil alunos da quarta série do ensino fundamental podem participar. As escolas devem enviar às Diretorias de Ensino as inscrições dos estudantes, sem limite para o número de indicações. Entre os 17,6 mil alunos já inscritos, de 153 escolas, aproximadamente 11,5 mil são do interior e 6,1 mil, da Grande São Paulo.

A novidade em 2008 é a possibilidade de toda a rede participar. No ano passado, o evento era restrito a escolas da Grande São Paulo. Após a inscrição, haverá seleção interna, por intermédio de atividades matemáticas, para averiguar a turma representante da unidade. Serão atividades individuais e em equipe (cinco alunos da mesma classe) desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série.

As escolas participantes deverão encaminhar às suas respectivas Diretorias de Ensino, até 30 de setembro, as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório com o nome do professor responsável pela equipe que representará a instituição de ensino; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora. De 1º a 31 de outubro haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria.

Em novembro, as equipes das Diretorias concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro, será a vez da final estadual, em São Paulo. Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora ganhará um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os estudantes das equipes finalistas receberão jogos educativos e acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros, e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos jovens.

SERVIÇO

Interessado pode consultar regulamento da Jornada de Matemática no site www.crmariocovas.sp.gov.br

Da Secretaria da Educação e da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)