Jornada de matemática das escolas estaduais termina nesta quarta

Mais de 83 mil alunos participaram da competição e 30 estão na final

ter, 04/12/2007 - 14h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação encerra nesta quarta-feira, 5, uma das mais importantes jornadas educacionais já realizadas no Brasil. Após disputa acirrada que motivou 83.360 estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental, será escolhido, a partir das 10h, o grupo de alunos estaduais vencedores da 1ª Jornada de Matemática. Trinta estudantes são os finalistas. Um grupo, de cinco alunos, será o vencedor.

Pela primeira vez São Paulo organizou uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas, 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I e 83.360 alunos. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos dificuldades em matemática.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberão um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. Estes dois últimos serão, também, para o respectivo professor-orientador durante toda a jornada.

 A escola da equipe vencedora receberá uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberão menção honrosa e serão contempladas com acervo de livros e um passeio cultural.

Seis grupos finalistas:

Caieiras

Guarulhos

Norte 1 (capital)

Leste 2 (capital)

Osasco

Sul 3 (capital)

 

Cronograma:

7h30 – Chegada dos ônibus de torcida com alunos, professores e competidores

10h – início

12h  – Premiação

Local: Teatro Franco Zampari – Av. Tiradentes, 451 (próximo à Estação

Tiradentes).

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)