Jornada da Flora debate espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação de SP

Tipo de vegetação se prolifera sem controle e ameaça equilíbrio dos ecossistemas; especialistas discutiram o manejo nas áreas

qua, 02/09/2020 - 13h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

A Fundação Florestal (FF) promoveu nesta segunda-feira (31) a primeira edição da Jornada da Flora, com o tema Recuperação e Espécies Exóticas Invasoras (EEI), por videoconferência. A ideia é nivelar as informações e obter subsídios a protocolos para prevenção, mitigação e controle de EEI da flora nas Unidades de Conservação (UC).

Na abertura do evento, o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, ressaltou a relevância de trabalhar a temática da gestão das UCs, de forma ampla e coordenada, com o apoio dos pesquisadores. “A pesquisa ambiental, feita em institutos e universidades, tem se revertido em práticas e melhorias para a gestão, refletindo a importância para o trabalho que desenvolvemos”, destacou.

Conteúdo

No encontro, especialistas discutiram a estratégia nacional para as EEI; guia de orientação para o manejo em UCs; ecologia de plantas aplicadas ao controle de invasoras; plantas invasoras na Mata Atlântica: problemas e soluções; a experiência do Grupo de Recuperação Ambiental da FF; diretrizes para a construção de um protocolo mínimo institucional e espécies prioritárias e urgentes para um planto de implementação nas UC.

O diretor-executivo da FF, Rodrigo Levkovicz, explicou que a instituição tem feito um trabalho cada vez mais articulado com os setores da pesquisa e da gestão ambiental, fundamental para o sucesso das estratégias que precisam ser implementadas. “E esta jornada é o início de uma conversa que vai se efetivar com as ações em campo”, enfatizou.

As próximas edições da jornada debaterão Conservação e Conectividade, Uso Econômico e Perspectivas Globais (mudanças climáticas, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS). Os interessados podem assistir ao vídeo com o debate pelo YouTube.