‘Jornada da Cidadania’ realiza mais de 14 mil atendimentos

Evento é mais uma das ações da Virada Social no bairro de Paraisópolis

qua, 16/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania promoveu a ‘Jornada da Cidadania’, no CEU Paraisópolis, capital. O evento realizou 14.112 atendimentos entre serviços de cidadania e justiça, saúde, cultura e lazer, além do pedido de documentos como RG, segunda via de certidões e carteira de trabalho.

Na ocasião, 77 casais se inscreveram no Casamento Comunitário, que acontecerá no dia 24 de outubro. Fruto de uma parceria entre Secretaria da Justiça, CEU Paraisópolis e 29° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Santo Amaro, o casamento é voltado a pessoas de baixa renda impossibilitadas de arcar com todas as despesas necessárias à legalização da união. As inscrições são inteiramente gratuitas.

No evento, também foram distribuídos 17.527 materiais como cartilhas, panfletos educativos sobre DST/Aids, pipoca, algodão doce, preservativos e brindes da Eletropaulo.

Organizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria de Justiça, a ‘Jornada da Cidadania’ aconteceu entre os dias 11 e 12 de setembro.

Virada Social

A Virada Social é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias. a prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

O programa parte do pressuposto de que a inclusão social é um importante instrumento de segurança pública. A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área.

Paralelamente a atuação da polícia, vários atores do poder público e da sociedade civil se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos. Atualmente, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local por meio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania.

Da Secretaria de Justiça e Cidadania