Jogos Abertos do Interior devem atrair cerca de 15 mil pessoas

Maior evento esportivo do Governo do Estado de São Paulo mobiliza, neste mês de novembro, 232 cidades paulistas

sáb, 01/11/2008 - 14h03 | Do Portal do Governo

Já está tudo pronto para o maior evento esportivo da América Latina, a 72º edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni (JAI), que acontece no município de Piracicaba de 10 a 23 de novembro. Trata-se de uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio das Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo e Educação, e parceria com a prefeitura de Piracicaba.

Para o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva “o Esporte Paulista honra-se por mais uma edição dos Jogos Abertos do Interior. O sucesso deste evento já se tornou tradição desde 1936, pois além de sua propositura de promover confraternização, incentivo à prática do esporte, inclusão social e uma cultura de paz descobre talentosos atletas que cada vez mais elevam o nome de nosso Estado e de nosso País”.

No próximo sábado, 1º de novembro, haverá o Congresso Técnico da 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni. O evento acontece a partir das 10h, no Clube de Campo de Piracicaba, avenida Torquato da Silva Leitão, 297 – Bairro São Dimas. Neste congresso são discutidas todas as questões técnicas referentes aos Jogos Abertos, desde a confecção dos grupos até as regras e informações específicas de cada modalidade, do atletismo ao caratê. Ao fim do Congresso também será disponibilizada a programação dos três primeiros dias de competição dos Jogos, 12, 13 e 14 de novembro.

Na oportunidade também será lançado o carimbo oficial dos Jogos Abertos que estará presente em todas as correspondências saídas do posto central dos Correios de Piracicaba que seguirão para os municípios do Estado, e até para outros países. Além do carimbo, há um mês, as correspondências saídas da Prefeitura são seladas com a marca alusiva à competição.

O evento deve trazer para a cidade aproximadamente 15 mil pessoas. Participarão atletas, dirigentes e técnicos das 232 cidades inscritas do Estado de São Paulo.

Modalidades dos jogos

Atletismo

Basquetebol

Biribol

Bocha

Boxe

Capoeira

Ciclismo

Damas

Futebol

Futebol de salão

Ginástica artística

Ginástica rítmica

Handebol

Judô

Karatê

Luta olímpica

Malha

Natação

Taekwondo

Tênis

Tênis de mesa

Vôlei de praia

Voleibol

Xadrez

Modalidades extras

Canoagem

Portadores de necessidades especiais

Quimbol

Histórico

Criados em 1936 os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia . Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.

De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.

Exemplos fortes disto são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.

Os objetivos dos Jogos Abertos são o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais e a contribuição para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa, maioria dividida nas categorias masculina e feminina, resultando no número de 45 competições.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(C.C.)