Jogos Abertos do Interior começam nesta segunda

72ª edição dos Jogos será disputada de 10 a 23 de novembro em Piracicaba

dom, 09/11/2008 - 11h43 | Do Portal do Governo

A 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni será disputada de 10 a 23 de novembro em Piracicaba. Considerados a maior competição esportiva da América Latina e a maior do mundo entre municípios e em número de atletas participantes, os Abertos crescem ainda mais este ano. Algumas alterações no regulamento, promovidas pelo Governo do Estado, permitiram que municípios menores também chegassem à competição. Com isso, os Abertos do Interior de 2008 receberam a inscrição de 230 municípios, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando 191 cidades se inscreveram para os jogos disputados em Praia Grande. A expectativa é que a competição receba um número de participantes maior que nos anos anteriores.

A novidade foi a criação, este ano, da 2ª Divisão para os Jogos Abertos, na qual vão competir os melhores colocados da 2ª Divisão dos Jogos Regionais, por modalidade, categoria e sexo, além daqueles municípios que tiveram boa colocação na 1ª Divisão dos Regionais mas não alcançaram pontuação para entrar na 1ª Divisão dos Abertos.

“Com a 2ª Divisão demos oportunidade aos pequenos e médios municípios de chegarem aos Jogos Abertos porque passam a competir em condições técnicas compatíveis”, explica o coordenador estadual de esportes, Nelson Gil.

Antes disso, os municípios menores competiam com aqueles que já possuem boa estrutura esportiva, como São Caetano do Sul, que tem tradição na formação de atletas e na participação em competições nacionais e internacionais. Para se ter uma idéia, São Caetano do Sul deve ter representantes em todas as 26 modalidades dos Abertos. A previsão é levar cerca de 450 atletas a Piracicaba. Entre eles, Mari, Sheila e Fofão, do vôlei feminino, que conquistaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim este ano.

De acordo com a chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos do Interior deste ano, Terezinha Quintal, São Paulo é atualmente o Estado com maior número de atletas em competições internacionais. “Queremos incentivar ainda mais a formação de atletas e a participação em competições para que cheguem ao alto rendimento”, comenta.

A vez dos pequenos

Faz parte desse esforço do Estado para a formação de atletas em São Paulo a inclusão de municípios menores na principal competição do calendário oficial paulista: os Jogos Abertos do Interior.

Este ano, cidades como as pequenas Trabijú, com 1,4 mil habitantes (região Central do Estado), Adolfo, com 4 mil habitantes, e Aparecida D’Oeste, com 5 mil habitantes (ambas na região de São José do Rio Preto) participarão dos Jogos Abertos do Interior, com pequenas delegações. Trabijú, por exemplo, vai competir apenas na modalidade caratê masculino.

Mesmo assim, a competição não deverá ser fácil. Também vão competir na 2ª Divisão municípios como Americana, Botucatu, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Itu, que sediou os Abertos em 2006.

Olimpíada Caipira

Já não é de hoje que os Jogos Abertos do Interior vêm recebendo o apelido de “Olimpíada Caipira”. Os números provam que não é por acaso. Quando comparamos os números dos Abertos aos das três últimas três Olimpíadas (Sydney – 2000, Atenas – 2004 e Pequim – 2008), percebemos que o resultado é sempre superior. Confira:

• Abertos do Interior 2008:

Municípios inscritos: 230

Estimativa de participantes: 17,6 mil, entre atletas e dirigentes

Modalidades: 26 (masculino e feminino)

Categorias: 2 (até 21 anos e livre)

Divisões: 3 (1ª Divisão, 2ª Divisão e Divisão Especial)

Premiações: 134 medalhas (ouro, prata e bronze) e troféus (1º e 2º lugares) – por modalidade, sexo, categoria e divisão (*)

Eventos: 2.200 jogos e competições nas diversas modalidades, divididas por sexo, categoria e divisão

(*) não estão computadas as disputas individuais de cada modalidade

• Olimpíadas de 2000, em Sydney

Países participantes: 199

Atletas: 10.651

Eventos esportivos: 300 em 28 esportes

• Olimpíadas de 2004, em Atenas

Países participantes: 202

Atletas: 11.099

Eventos esportivos: 301 em 28 esportes

• Olimpíadas de 2008, em Pequim

Países participantes: 204

Atletas: 11.990

Eventos esportivos: 302 em 28 esportes

Rivalidade

Santos é o município com mais vitórias nos Abertos do Interior. Desde que a competição começou, em 1936, o município foi sagrado campeão 25 vezes, além de ter sido vice-campeão outras 12 vezes. Nas décadas de 40 e 50, Santos era praticamente invencível. O município foi campeão 16 vezes em 20 edições dos jogos.

Por muito tempo, seus principais rivais foram Campinas, 10 vezes campeã e 17 vezes vice, que conquistou grande parte dos títulos nas décadas de 50 e 70; e Santo André, 12 vezes campeão e 10 vezes vice, que rivalizou com Campinas, e levou a melhor, entre o fim da década de 70 e a década de 80.

Atualmente, a posição de grande rival do Santos é ocupada por São Caetano do Sul (11 vezes campeão e três vezes vice). De 1997 a 2007 o município foi campeão 10 vezes, perdendo apenas em 2003, quando foi vice-campeão. Neste ano, a competição teve como vencedor o município sede: Santos, que ocupou sete vezes a posição de vice nos últimos 11 anos.

Este ano, São Caetano do Sul levará cerca de 450 atletas a Piracicaba e vai competir em todas as 26 modalidades. Mas a revanche mesmo deve acontecer no ano que vem, quando os Abertos do Interior voltam a ser disputados em Santos.

Cíntia Cury