Jogo de RPG auxilia na prevenção ao bullying em escolas estaduais

Material faz parte de kit do Programa Prevenção Também se Ensina, que chega a todas as 5 mil unidades da rede estadual de ensino

qui, 22/08/2013 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação adotou jogo de RPG para auxiliar na prevenção ao bullying nas escolas da rede estadual de ensino. Os cerca de 1,8 milhão de alunos do Ensino Médio, receberão um kit do programa Prevenção Também se Ensina, que foi idealizado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O kit será entregue às 5 mil escolas da rede ainda esta semana.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O RPG (Role Playing Game) chamado “Em Seu Lugar” é um jogo de interpretação de personagens, no qual os jogadores assumem o cotidiano de seis avatares, que são adolescentes e vivem alguma situação de vulnerabilidade, conflitos familiares ou situações em que seus direitos foram negados.

Com o jogo, os jovens poderão se colocar no lugar do outro, permitindo que eles reflitam sobre questões ligadas ao preconceito e orientação sexual. Assim, os alunos entram em contato com seus próprios medos, crenças e vulnerabilidade.

O kit conta com 14 publicações, dois DVDs e quatro CDs, além do jogo RPG, todos voltados aos educadores, com sugestões de atividades e temáticas para usar com os alunos de todas as idades.

Educadores das diretorias de ensino e professores-mediadores participaram de uma videoconferência para capacitação e uso do material, oferecida pela FDE.

Do Portal do Governo do Estado