João Carlos Martins ganha edição especial no Provocações

Maestro volta a reger com movimento em todos os dedos da mão esquerda

seg, 09/03/2009 - 14h44 | Do Portal do Governo

No mesmo dia em que o maestro João Carlos Martins volta às salas de concerto – regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica na Sala São Paulo -, com movimento em todos os dedos da mão esquerda, após oito anos de sérias lesões nas mãos e diversas cirurgias, o Provocações leva ao ar uma edição inédita.

Com uma hora de duração, o programa comandado por Antônio Abujamra, que será exibido na quarta-feira, 11, a partir das 23h, na TV Cultura, traz as histórias e revelações do pianista e maestro que tem sua trajetória marcada por sucesso, lutas e superações. 

João Carlos Martins, o único pianista do mundo a gravar toda a obra de Johann Sebastian Bach, fala de sua passagem pela política, revela detalhes do polêmico concerto que fez com Paulo Maluf e relembra sua trajetória de pianista, interrompida por acidentes que o levaram a seguir a carreira de maestro.

Os acidentes deixaram sequelas irreversíveis na mão esqueda do pianista, prenunciando um final de carreira melancólico que, no entanto, foi salva por um sonho. “Em 2003 eu estava sem rumo. Sonhei que estava tocando piano com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: vem para cá que eu vou te ensinar a reger. No dia seguinte, comecei a fazer aula com o maestro Júlio Medaglia”, conta Martins para o provocador Antonio Abujamra.

O telespectador ainda fica sabendo da obsessão do pianista que treinava 20 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Tamanha dedicação o colocou em um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Em setembro de 1982, o jornal New York Times referiu-se a ele como um dos maiores pianistas da atualidade. Já a revista New York Magazine, juntamente com o Boston Globe, ressaltaram o talento de João Carlos Martins, colocando-o como o mais excitante intérprete de Bach a surgir depois do legendário Glenn Gould.

A trajetória do músico, repleta de sucessos e de obstáculos vencidos de forma inacreditável, e que o transformaram num exemplo quase único de superação, pauta esta edição do Provocações. 

Da TV Cultura