Jibóias ganham berçário no Butantan e população vai batizar filhote

A “eleição” vai até dia 2 de outubro. Quem for ao Butantan receberá uma cédula para propor um nome ao filhote.

qui, 25/09/2008 - 8h10 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde, irá ganhar a partir desta sexta-feira, 26 de setembro, um berçário de serpentes. O objetivo é expor ao público uma das 18 jibóias nascidas na instituição em março deste ano. O filhote será batizado por votação a ser realizada entre os próprios visitantes.

Quem for ao Museu Biológico do Butantan até o próximo dia 2 de outubro receberá uma cédula para propor um nome ao filhote. Também será possível conhecer os pais das novas cobras, que estão em exposição no Butantan desde 1995 e tiveram sua segunda ninhada. O resultado será anunciado no dia 3 de outubro, no site do instituto www.butantan.gov.br.

Além da votação, os visitantes terão a oportunidade de se “comparar” a uma jibóia adulta. Por meio de uma escala interativa, feita em madeira e pano com pele de jibóia, as pessoas poderão avaliar seu tamanho em relação ao comprimento da jibóia mãe.

“Trata-se de uma atividade lúdica, que alia lazer ao conhecimento do universo das serpentes e de outros animais em exposição no instituto”, afirma o diretor do Butantan, Octavio Mercadante.

A cerimônia de batizado da jibóia acontecerá no sábado, 4 de outubro, às 10h, dia de São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais, e data em que se comemora o Dia Internacional dos Animais.

A entrada para os museus Biológico, de Microbiologia e Histórico é única e custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 8h45 às 16h15. Os museus funcionam de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

O Instituto Butantan fica na Av. Vital Brasil 1.500, Butantã, zona oeste da capital.

Da Secretaria da Saúde