Jazz Sinfônica faz apresentação com Moraes Moreira no Memorial

Show será realizado às 21 horas nos dias 25 e 26 de abril

dom, 15/04/2007 - 13h51 | Do Portal do Governo

Uma mistura bem especial irá marcar o encontro entre o popular e o erudito neste mês no Memorial da América Latina. Entre os dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira), às 21 horas, a Jazz Sinfônica se apresenta com o compositor e cantor baiano Moraes Moreira.

O compositor é considerado um dos inovadores da música brasileira na década de 1970, com o grupo Novos Baianos, e um dos mestres do carnaval da Bahia – foi o primeiro cantor de trio de Salvador.

Músicas consagradas de sua autoria como Ditos Eruditos, Meninas do Brasil, Preta Pretinha e Festa no Interior ganharão roupagem nova com orquestração dos músicos da Jazz. A regência é dos maestros João Maurício Galindo e Cyro Pereira.

É impossível não conhecer pelo menos um sucesso de Moraes Moreira. O som das composições desse baiano inspirado vibra de norte a sul há mais de três décadas, o que revela sua alma popular. “É maravilhoso para um compositor popular como eu ter a oportunidade de se apresentar ao lado de uma orquestra com um gabarito igual ao da Jazz”, ressalta Moraes Moreira.

O artista acredita que sua música Ditos Eruditos representa bem o casamento entre o erudito e o popular. “Nessa canção, misturo Beethoven,Tom Jobim, Mozart, Villa-Lobos, enfim, grandes nomes das músicas clássica e popular brasileira”, explica.

Nascido em Salvador, Moraes Moreira passou pelo “rock and roll”, MPB do final dos anos sessenta, áureos tempos iniciais das carreiras de Gilberto Gil e Caetano Veloso, até o sucesso do inesquecível grupo Novos Baianos. A partir da década de 1990, começou a direcionar seu trabalho para um caminho mais acústico até estabelecendo uma relação com a música erudita nos discos O Brasil tem Concerto (1994) e Moraes Moreira Acústico (1995).

Jazz Sinfônica e Moraes Moreira no Memorial da América Latina. Dias 25 e 26/04 (quarta e quinta-feira), às 21h. R$ 40. Auditório Simon Bolívar. Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. (11)3823-4768.

Da Secretaria da Cultura