Jaú tem núcleo de inteligência competitiva

Atividades no setor de couro e calçados começam em agosto na Fatec na região

sex, 20/03/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

 A cidade de Jáu vai ganhar um Núcleo de Inteligência Competitiva de Couro e Calçado (NICC). O anúncio foi feito no dia 19, pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, durante visita às obras de ampliação da Fatec do município.

O Núcleo, que funcionará na própria Fatec, beneficiará mais de 1.10 empresas instaladas nas cidades que fazem parte do Arranjo Produtivo de Jaú (Barra Bonita, Bocaina, Mineiros do Tietê, Bariri).

Itapuí e Jaú. A previsão é de que o NICC comece a funcionar em agosto de 2009. Para a instalação serão aplicados R$ 423 mil oriundos da Secretaria de Desenvolvimento, Centro Paula Souza e Sindicato das Indústrias de Calçados de Jaú (Sindicalçados). Os alunos da Fatec serão estagiários do NICC.

“Com a implantação do núcleo de inteligência, Jaú será referência nacional em inovação tecnológica no setor couro-calçadista”, afirmou   secretário de Desenvolvimento.

O objetivo do núcleo será tratar e analisar informações para a tomada de decisões de empresas e instituições de ensino e pesquisa que compõem o setor produtivo couro-calçadista. Funcionará como um observatório tecnológico e mercadológico do setor. O núcleo também fará parte do Centro Referencial em Inteligência,  Inovação e Tecnologia para Couro e Calçado (CRIETC), que será erguido em terreno ao lado da Fatec.

APL de Jaú

 O Arranjo Produtivo Local de Jaú, voltado à produção de calçados femininos, é formado por 1.182 estabelecimentos, sendo 250 empresas de calçados, 800 bancas de prestação de serviços, 120 empresas de componentes para calçados, três curtumes, quatro empresas de artefatos de couro e três shoppings com 175 lojas de sapato. Juntas, as empresas geram aproximadamente 17 mil empregos diretos e produzem cerca de 140 mil pares de sapato por dia.