Jaú se transforma em Cidade Digital

Trata-se de convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo

sex, 10/10/2008 - 14h28 | Do Portal do Governo

Marcar uma consulta médica em uma das Unidades Básicas de Saúde Municipal de Jaú ficou mais fácil desde que o município se transformou em uma cidade digital. “Encontra-se à disposição dos nossos munícipes o acesso livre à Internet, em uma praça central que funciona como hot-spot”, e nos próximos dias, estaremos disponibilizando 3.000 acessos diretos na residência do munícipe, através do Projeto Acessa Jahu, conta Marcos Ribeiro, gerente de TI da Prefeitura do Município de Jaú.

Ambos são resultado de um convênio assinado entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, e uma parceria com empresas privadas. Jaú ganhou uma rede de comunicação sem fio que permite a interligação das unidades municipais e a implantação de sistemas integrados de gestão, que agilizam os processos administrativos e a prestação de serviços ao cidadão.

“Atualmente estamos disponibilizando à população os serviços informatizados do Sistema de Gestão Hospitalar em 11 dos 14 postos de saúde da cidade, totalizando 15 mil atendimentos por mês. Além disso, os departamentos de Almoxarifado e Arquivo Central da prefeitura estão integrados à rede sem fio”, explica Ribeiro. Esses serviços são módulos do  Sistema Integrado de Gestão da Saúde – SIGS, desenvolvido pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que também colaborou com a implantação da rede sem fio.

Módulos como o MAT – Identificação e Matrícula de Pacientes, o AGE – Agendamento de Consultas e Exames, o PSO – Pronto-socorro e o FAA – Farmácia Ambulatorial melhoraram o desempenho do atendimento a população na área da saúde ao otimizar os recursos. O processo tornou-se mais ágil, por exemplo, pois agora é possível consultar o histórico do paciente, saber se ele compareceu ou não na data prevista e bloquear agendamentos em duplicidade.

“A próxima fase contemplará a Secretaria da Educação, com o Espaço Pedagógico e 13 escolas municipais que utilizarão o serviço de conexão à rede para agilizar os trabalhos educacionais bem como o acesso aos bancos de dados da Prodesp”, adianta Marcos Ribeiro.

Inicialmente, além do uso pelo SIGS, a rede de Internet sem fio já é utilizada em outras iniciativas da Prefeitura, como a criação do Ganhe Tempo, que funcionará nos mesmos moldes do Ponto.SP, com uma unidade fixa e outra móvel. Esta última poderá funcionar em qualquer local abrangido pela conexão sem fio. 

“Tudo isso trouxe enorme agilidade, clareza e satisfação aos usuários e funcionários. A parceria com a Prodesp garante a operacionalidade do sistema de gestão e a transmissão de dados da rede por meio do seu Data Center”, comenta o gerente de TI da prefeitura de Jaú.

Da Secretaria de Gestão Pública