Jardim Metropolitano muda paisagem na capital

Paisagismo nas margens da rodovia Ayrton Senna foi inaugurado nesta quinta

qui, 27/12/2012 - 12h53 | Do Portal do Governo

Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o Jardim Metropolitano foi inaugurado nesta quinta, 27, na capital, pelo governador Geraldo Alckmin. O jardim ocupa uma área de 380 mil m² na entrada de São Paulo, e pode ser visto tanto por quem chega ou sai da capital pela rodovia Ayrton Senna, nas margens do rio Tietê.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Jardim Metropolitano foi concebido para promover o desenvolvimento ambiental sustentável, destacar a beleza natural e a recuperação de espaços degradados pelo crescimento urbano desordenado. “São mais de 15 quilômetros de Jardim Metropolitano, que vão do Parque Ecológico Tietê até o Aeroporto de Guarulhos”, disse Alckmin. “Recuperar as várzeas do rio (Tietê), recompor a Mata Atlântica e ter um jardim com sustentabilidade aqui em São Paulo”, completou.

Realizado por meio de parceria entre as secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos e a de Desenvolvimento Metropolitano, o projeto paisagístico teve investimentos de R$ 8,9 milhões. O jardim recebeu o plantio de mil árvores e 218 mil mudas de espécies da flora da Mata Atlântica, entre elas a palmeira imperial, macaúba, ipê, quaresmeiras e jerivás, além de arbustos como sálvia, bela Emília, jasmin-amarelo e ligustro.

O Jardim Metropolitano integra o Projeto Parque Várzeas do Tietê, que visa auxiliar na recuperação e preservação da várzea natural do rio que corta a capital. Segundo o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, “é um trabalho de conscientização de que devemos preservar o que resta ainda das nossas várzeas”.

“A preocupação do governador Geraldo Alckmin não está somente voltada ao desenvolvimento e ao planejamento metropolitano, mas também foca seus trabalhos na estética das cidades. Concilia o fator do crescimento econômico com a bela natureza da RMSP”, observou o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

Do Portal do Governo do Estado