Jardim Botânico tem exposição de bonsai neste fim de semana

Mostra reúnde mais de 50 exemplares das melhores coleções do país

sáb, 10/11/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Os apreciadores do cultivo de plantas em sua infinita gama de espécies e modalidades de plantio estão convidados a visitar, hoje e amanhã (dias 10 e 11 de novembro), a 25ª edição da maior exposição de bonsai de São Paulo, reunino mais de 50 plantas, incluindo peças de algumas das melhores coleções do Brasil. O evento será realizado nas estufas do Jardim Botânico de São Paulo, à Av. Miguel Stéfano, 3.031, Água Funda, na capital, das 9h às 17h.

Nessa exposição, além de apreciar as plantas, os interessados poderão obter diversos produtos para desenvolver o seu “hobby”, como mudas, pré-bonsais, vasos, ferramentas e outros acessórios.

O visitante terá acesso também a um serviço de manutenção e consultoria gratuitos, e demonstrações de técnicas e estilos realizadas por grandes especialistas.

Segundo o especialista Eduardo Mizuno, o aprendizado do bonsai, como qualquer outra arte é um caminho longo, mas cheio de prazer. “O bonsai é a arte de imitar todas as características de uma árvore adulta em uma planta pequena, cultivada em vaso. Assim, a forma e a textura do tronco, distribuição dos galhos, presença de flores e frutos devem ser como em uma planta grande. Seu objetivo não é simplesmente a miniaturização em si, sendo essencial que a árvore cultivada permaneça saudável e forte, possibilitando que ela sobreviva por muitos anos e por vezes, séculos”, explicou.

Mizuno esclareceu que a maioria das plantas lenhosas, aquelas que formam tronco, podem ser transformadas em bonsai, mas, na hora de modelar a planta, deve-se “respeitar as características de cada muda, para o resultado ficar mais natural”. Quanto ao tamanho do bonsai, “este pode variar de acordo com o gosto do seu criador”, disse o especialista, ao exemplificar que um bonsai pequeno bem formado pode ser tão valioso quanto outro com o dobro do seu tamanho.

Origem e histórico

O cultivo de árvores miniaturizadas em vasos é originária da China, tendo sido posteriormente levado para o Japão, onde ganhou o nome de bonsai, que significa “plantado em bandeja”.

Não se sabe precisamente como ou quando o bonsai foi introduzido no Japão, mas existem evidências de seu cultivo nesse país desde o século 12, na Era Kamakura.

O interesse por essa arte, porém, é bastante recente, tendo crescido enormemente no Japão nos séculos 19 e 20. Com a imigração, foi difundido para o ocidente, transformando-se em febre mundial nas últimas décadas.

Até bem pouco tempo, a arte do bonsai era considerada um passatempo ou um hobby exclusivo de pessoas ricas. Na realidade, porém, ela não é necessariamente cara, exigindo apenas muita calma, paciência e dedicação. Na sociedade moderna é, inclusive, uma ótima forma de descarregar as tensões do dia a dia.

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)