Jardim Botânico homenageia primavera com exposição

Fotos e banners ficarão expostos de setembro a novembro

qua, 08/09/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade e à chegada da Primavera, o Jardim Botânico de São Paulo, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (SMA), apresenta até o dia 28 de novembro, a exposição Flores – uma explosão de vida, formas e cores.

Composta por 30 banners e 60 fotos, a mostra exibe a beleza, as cores e as formas das flores e nos convida a refletir sobre a importância da preservação das plantas para todos os seres vivos.

Primavera

No hemisfério sul a primavera começa com o equinócio de setembro e termina com o solstício de dezembro. A estação tem seu início marcado por dias e noites com a mesma duração, mas com o passar do tempo, os dias vão se tornando mais longos e as noites mais curtas, até a chegada do verão. Mudanças de luz, temperatura e umidade são fatores que influenciam diretamente no processo de florescimento das plantas.

Plantas com flores

Em todo o mundo existem cerca de 250.000 espécies de plantas que produzem flores, as chamadas angiospermas. A flor é a parte responsável pela reprodução dessas plantas.

As angiospermas, ao longo da evolução, desenvolveram uma série de características que garantem sua reprodução. Produzem perfumes agradáveis, odores malcheirosos, cores vibrantes e formas diversas que atraem vários polinizadores, como insetos, aves e mamíferos, os quais, em busca do néctar, transferem o pólen de uma flor para outra, contribuindo para a reprodução das plantas.

O Jardim Botânico

O Jardim Botânico de São Paulo abriga coleções de plantas vivas e não vivas, identificadas e catalogadas, que recebem tratamentos especiais que garantem sua longevidade. As coleções não vivas são exemplares preservados, inteiros ou em partes. Considerado um museu vivo, o Jardim Botânico realiza pesquisas destinadas ao conhecimento e à conservação da biodiversidade.

Jardim Botânico de São Paulo
Avenida Miguel Estéfano, 3.031 – São Paulo
De terça a domingo, das 9 às 17 horas
Ingressos: R$ 1,00 (estudante) e R$ 3,00 (adulto)
Crianças até dez anos e adultos acima de 60 são isentos

Da Secretaria do Meio Ambiente