Jardim Botânico de São Paulo comemora 80 anos

Comemoração será marcada por lançamento de livro e exposição de fotos antigas

sáb, 08/11/2008 - 9h33 | Do Portal do Governo

Um jardim botânico tem um papel que transcende o espaço de contemplação e lazer. Mais do que isso, constitui um importante centro de conservação da biodiversidade e de pesquisa científica. É o caso do Jardim Botânico de São Paulo que, em 2008, completa 80 anos de existência, oferecendo atrativos como a coleção de orquídeas, plantas nativas e exóticas e trilhas, além de realizar estudos sobre sistematização da flora, fisiologia de plantas, conservação e outros.

Para marcar seus 80 anos, amanhã, 08.11, a população de São Paulo poderá visitar o Jardim Botânico, gratuitamente, e participar da inauguração da nova entrada do parque, do lançamento de um livro comemorativo e da entrega da obra de revitalização do Córrego Pirarungáua.

Revitalização do Córrego Pirarungáua:

O Jardim Botânico de São Paulo reabre neste sábado, 08/11, seu portão principal para visitantes, a chamada “Portaria 1”, na Av. Miguel Stéfano, 3031 – Bairro Água Funda, que esteve fechada nos últimos meses, para as obras de revitalização do Córrego Pirarungáua, um dos formadores do Riacho do Ipiranga e cuja nascente encontra-se dentro dos limites do Jardim.

Os visitantes terão uma bela surpresa: a “Alameda Fernando Costa”, logo depois da entrada, e que dá acesso ao Museu Botânico, foi totalmente reformada, teve seu calçamento retirado e deu lugar a um bonito “deck” de madeira, com 240 metros de comprimento, que acompanha o córrego, ladeado majestosamente pelos jerivás plantados na década de 40.

O Córrego Pirarungáua começou a ser revitalizado em março de 2007. O projeto de revitalização contemplava as obras que trouxeram à luz as águas que corriam por um canal subterrâneo construído em 1940, sem muita tecnologia, com paredes de tijolo e uma laje embaixo. Hoje, a obra atendeu os princípios estabelecidos no Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que fornece diretrizes para recuperação dos corpos d’água do Parque.

A revitalização ocorreu em função de um trecho da Alameda Fernando Costa, que cobria o córrego, que cedeu e foi constatado por técnicos que o local estava condenado por inteiro, do ponto de vista estrutural. O local foi aberto, canalizado e construído um novo trecho. Em seguida, foi feito um estudo pela equipe do Jardim Botânico e o projeto realizado. O calçamento foi retirado e a recuperação das margens do Pirarungáua foi iniciada permitindo que o córrego voltasse a correr a céu aberto.

As obras, incluindo a construção do deck de madeira de eucalipto de reflorestamento, tratado para suportar intempéries, foi orçado em 1 milhão e 400 mil reais. A fila de jerivás, plantados na década de 40 por Frederico Carlos Hoehne, criador do Jardim Botânico, permaneceu e continua dando o caráter monumental à entrada do parque. A revitalização abrangeu a regeneração e paisagismo das margens do córrego, com utilização de espécies da Mata Atlântica retiradas de locais por onde passará o trecho sul do Rodoanel. E o corredor de entrada foi, ainda, todo adaptado para permitir a acessibilidade de pessoas com problemas de locomoção.

A proposta tem duas questões importantes. A primeira é a recuperação do próprio Riacho do Ipiranga e a segunda a regeneração das margens com a vegetação do parque possibilitando ao visitante o caminhar ao longo do Córrego por jardins da Mata Atlântica.

Lançamento do Livro

Na publicação “Do Éden ao Éden – jardins botânicos e a aventura das plantas”, da Editora Senac, os pesquisadores Gil Felippe e Lílian Penteado Zaidan se propõem descrever todas as belezas e curiosidades encontradas nos diversos jardins botânicos espalhados pelo mundo. O lançamento marcado para amanhã, sábado, 8/11, às 13 horas, acontecerá no Jardim Botânico de São Paulo, na Avenida Miguel Stéfano, 3.031, no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da Capital. O livro, com 322 páginas fartamente ilustradas, estará à venda por R$ 80,00.

A publicação traz informações e curiosidades sobre 25 dos principais jardins botânicos do mundo, entre os quais os de São Paulo e do Rio de Janeiro. O destaque é o de Kew, em Londres, considerado o maior e o mais importante do mundo, possuindo em sua coleção a planta conhecida como flor-cadáver ou língua-do-diabo, considerada a maior flor do mundo, medindo até três metros, originária da Ásia, cuja característica é o odor fétido que exala, podendo ser sentido a até um quilômetro de distância.

O leitor passeia ainda pelos principais jardins europeus, americanos e asiáticos, como os de Berlim, Edimburgo, Amsterdã, Paris, Pisa, Bolonha, Chelsea, Oxford, Harvard e Bogor. O título do livro faz uma referência aos jardins do Éden e ao Projeto Éden, na Cornualha, no Reino Unido, criado em 2001, desenvolvendo uma concepção vanguardista para atrair o público e exaltar a conservação ambiental, o uso consciente da terra e um futuro sustentável para a humanidade.

A Exposição

Quem visitar o Jardim Botânico amanhã, 08.11, poderá admirar uma exposição de fotografias antigas, da década de 20 até o ano de 2008, que conta, através das imagens divididas por décadas, a evolução do Jardim Botânico de São Paulo.

Programação:

“80 anos de Jardim Botânico e Conclusão da Revitalização do Córrego Pirarungáua”
Data: 08/11/2008 – Av. Miguel Estéfano, 3.031 – água Funda – São Paulo.
09 horas – Abertura do Parque para o evento comemorativo – entrada franca.
10h30 – Apresentação da Banda Militar do Estado e Abertura da Exposição de Orquídeas.
12 horas – Início da Solenidade Oficial – Inauguração da nova entrada, Portão 1, e revitalização do Córrego Pirarungáua – Execução do Hino Nacional Brasileiro – pela Banda Militar do Estado.
12h00 – Apresentação dos Trovadores Urbanos.
12h30 – Lançamento do Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo dos 80 anos do Jardim Botânico.
13h00 – Lançamento do livro “Do Éden ao Éden – jardins botânicos e a aventura das plantas” com a presença do Secretario Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, da Diretora do Instituto de Botânica,Vera Bononi e da Diretora do Jardim Botânico, Lilian Zaidan.
12h30 às 14h00 – Apresentação do “Quarteto de cordas”.
14h00 às 15h45 – Apresentação do Conjunto “Entre Parentes”.

Da Cetesb