Jardim Botânico abrirá somente nos finais de semana em março

Entre os dias 4 e 28, o parque passará por obras de regeneração do Córrego Pirarungaua, formador do Riacho do Ipiranga

seg, 25/02/2008 - 11h11 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo, localizado na zona sudeste da capital, irá fechar temporariamente, de 4 a 28 de março, de segunda à sexta-feira, sua área de visitação para o público, em função das obras de regeneração do Córrego Pirarungaua, um dos formadores do Riacho do Ipiranga, cuja nascente encontra-se dentro dos limites da Instituição. Nos finais de semana, o Jardim Botânico permanecerá aberto ao público.

Grande parte da área foi isolada com tapumes, mas ainda assim, segundo a diretora do Instituto de Botânica, Vera Bononi, a movimentação de terra, em fase de grande circulação de caminhões e retroescavadeira, apresenta risco à segurança do público.

Ainda segundo a Direção do Instituto, a obra atende os princípios estabelecidos no Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o qual fornece diretrizes para recuperação dos corpos d’água do Parque.

Conforme o arquiteto Paulo Ganzelli, um dos responsáveis pelo empreendimento, “a revitalização vai trazer à luz, as águas do córrego que corriam por um canal subterrâneo construído em 1940, que está sem condições técnicas de suportar a vazão do Córrego Pirarungaua”. Ganzelli adiantou que a proposta contempla, também, um novo acesso público ao Jardim Botânico, possibilitando ao visitante “o caminhar ao longo do Córrego por jardins da Mata Atlântica”.

 

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)