Jardim Ângela terá Etec Guarapiranga

Estado investirá 13,5 milhões na nova unidade que ficará no Jardim Ângela, na capital

qui, 05/06/2008 - 16h46 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai construir uma Etec (Escola Técnica) no bairro Jardim Ângela, na capital, chamada Etec Guarapiranga. O investimento de cerca de R$ 13 milhões em obras e mais R$ 500 mil em mobiliário e equipamentos será destinado para um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, na Estrada da Baronesa.

A Etec Guarapiranga, que começará a ser construída no segundo semestre deste ano, será administrada pelo Centro Paula Souza, autarquia vinculada a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. A instituição administra hoje 140 Etecs em 117 municípios do estado e 39 Fatecs (Faculdades de Tecnologia) em 37 municípios.

No Jardim Ângela, a Etec Guarapiranga contará com 960 matrículas para o ensino técnico e mais 480 para o Ensino Médio regular. A previsão é de que as aulas comecem no segundo semestre de 2009 com os cursos de Contabilidade, Farmácia, Informática e Segurança do Trabalho, todos oferecendo 40 vagas para os turnos da tarde e noite.

O Ensino Médio começará no primeiro semestre de 2010, oferecendo 160 vagas para o período da manhã.

Além de oferecer o ensino técnico e tecnológico, o Centro Paula Souza disponibiliza ensino médio de qualidade. Prova disso é o resultado do último ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. No Estado de São Paulo, entre as vinte escolas públicas com melhor pontuação, treze são Escolas Técnicas (Etecs); na Capital, as Etecs ocuparam as onze primeiras colocações entre as estaduais. A Escola Técnica de São Paulo (Etesp) ficou em nono lugar entre as escolas públicas de todo o Brasil. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram ainda que, em todo o Brasil, entre as vinte melhores públicas (excluindo as federais), quatorze são Etecs.

A capital paulista conta com 18 Etecs, localizadas nos bairros Bela Vista, Bom Retiro, Brás, Casa Verde, Cidade A.E.Carvalho, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Jardim São Luiz, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Santana, Sapopemba, Tatuapé, Vila Guilherme e Vila Prudente. Na cidade de São Paulo, as Fatecs estão localizadas no Bom Retiro, na zona leste e na zona sul.

O processo de implantação das Etecs e Fatecs segue critérios estritamente técnicos. A iniciativa pode partir do próprio Estado, como dos municípios ou até mesmo de empresas interessadas em realizar parceria para formação de recursos humanos em áreas específicas. São então identificados os dados demográficos e econômicos da região e estabelecido um trabalho conjunto com a prefeitura e representantes do setor produtivo local para a definição dos cursos a serem ministrados.

O resultado de todo esse processo é a qualificação da mão-de-obra local, melhorando o nível educacional da região e atendendo à demanda por recursos humanos especializados dos municípios. Um dos índices que comprovam o sucesso dessa fórmula é a empregabilidade dos formados: em até um ano após a conclusão do curso, 77% dos alunos do ensino técnico e 92% do ensino tecnológico estão empregados (segundo pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional de 2007).

Expansão em pleno vapor

 No ensino técnico, ministrado pelas Etecs, a meta é ampliar em 100 mil o número de matrículas, atingindo 177 mil matrículas em 2010, sendo 40 mil novas vagas na capital e 60 mil no interior.

 No ensino tecnológico, ministrado pelas Fatecs, a meta é dobrar o número de unidades, das 26 que existiam em dezembro 2006 para 52 em 2010.

No caso das Fatecs, o Programa de Expansão já atingiu metade de sua meta em apenas um ano, chegando a 39 unidades. Para o segundo semestre de 2008 estão previstas 6 novas faculdades nos municípios de Bauru, Bragança Paulista, Catanduva, Lins, Mogi das Cruzes e São Sebastião.

Futuras Etecs: 12 escolas devem ser implantadas no 2º semestre de 2008 nos seguintes municípios: Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itapira, Piracicaba, Santana do Parnaíba, São José dos Campos, São Paulo (Arthur Alvim e Vila Formosa) São Sebastião, São Vicente, Suzano e Votorantin.

Dessa forma, das 97 novas unidades (26 Fatecs e 71 Etecs) previstas no momento, 45 estarão implantadas até o final de 2008 (19 Fatecs e 26 Etecs). As outras 52 unidades serão implantadas em 2009 e 2010.

Da Secretaria de Desenvolvimento