Japão oferece bolsas de estudos a educadores de SP

Treinamento dura um ano e meio nas áreas de administração escolar e método educacional

qua, 17/12/2008 - 18h37 | Do Portal do Governo

Professores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo poderão realizar cursos de administração escolar e método educacional em universidades japonesas. Graças a iniciativa do governo do Japão que está oferecendo bolsas de estudos para os educadores da Secretaria de Estado da Educação.

Com duração de um ano e meio, o projeto oferece uma verba de cerca de 170 mil ienes (mensal) para cada bolsista, além de arcar com as passagens de ida e volta dos educadores.

Podem participar do processo de seleção educadores da rede estadual que tenham formação universitária ou de magistério, com até 34 anos completos em 1 de abril de 2009. Os candidatos precisam comprovar, no mínimo, cinco anos de experiência como professor, orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor do ensino fundamental ou médio. É necessário que os bolsistas tenham fluência em inglês ou japonês.

As inscrições para os cursos oferecidos pelo governo japonês só podem se feitas pessoalmente no Consulado Geral do Japão, que fica na avenida Paulista, 854, em São Paulo. A previsão é de que as inscrições aconteçam em fevereiro de 2009.

Para garantir uma vaga, o candidato terá, além de fazer a inscrição, que realizar uma prova escrita de língua inglesa e japonesa. Os aprovados na prova escrita passam ainda por uma entrevista no Consulado Geral do Japão.

Os cursos oferecidos pelo governo do Japão são nas áreas de administração escolar, método educacional, estudo de matérias específicas e atividades práticas. Mais informações sobre o processo seletivo para as bolsas de estudos podem ser obtidas pelo endereço eletrônico do Consulado Geral do Japão em São Paulo www.sp.br.emb-japan.go.jp ou pelo telefone.

Da Secretaria da Educação