Japão Brasil Parade: bonecos gigantes customizados chegam às estações

Esta curiosa exposição chega às estações da CPTM e do Metrô, a partir de 10 de julho

sex, 04/07/2008 - 20h39 | Do Portal do Governo

Trata-se da exposição de toy art em homenagem ao centenário da imigração japonesa, Japão Brasil Parade.

Espalhados por diversos pontos de São Paulo – seguindo a mesma linha da mundialmente famosa Cow Parade -, os 25 bonecos gigantes feitos de fibra de vidro, com altura entre 1,5m e 1,8m, são criação do designer de brinquedos Wilson Iguti, e estão sendo customizados por grafiteiros, arquitetos, decoradores, cartunistas e outros diversos artistas.

O movimento de Toy Art nasceu no Japão na década de 90 e é hoje um universo novo na arte contemporânea, que vem ganhando espaço. São brinquedos especialmente criados para colecionadores e exposições; normalmente objetos únicos, são “os brinquedos para o adulto”.

No dia 10, chegarão 7 bonecos que serão instalados em diversas estações. Para marcar o início da exposição, a CPTM promove um evento no Espaço Cultural, localizado na Estação Brás, a partir das 18h. O apresentador infantil, Yudi Tamashiro, do programa “Bom Dia & Cia.”, do SBT, assinará o boneco customizado por ele e fará apresentação de Street Dance.

O grafiteiro Binho Ribeiro customizará um boneco ao vivo, que será levado posteriormente para exposição na Estação República, da Linha 3-Vermelha, do Metrô. Marquinho Dikuã, do projeto Samba de Todos os Tempos, também já conhecido de outros eventos da CPTM, conduzirá o evento.

As unidades da CPTM que receberão as obras são Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral), Brás (linhas 10, 11 e 12) e Luz (linhas 7, 10 e 11). Ainda no dia 10, no saguão principal da Estação da Luz (CPTM), o grafiteiro Nunca fará a customização ao vivo de seu boneco, a partir das 11h30. O artista já realiza trabalhos com a CPTM há algum tempo.

A estátua, personalizada pelo cartunista Spacca, ficará na Estação Santo Amaro (CPTM). Em Mogi das Cruzes (CPTM), local onde há grande colônia japonesa, o boneco customizado é resultado do trabalho do cartunista Jal.

No Metrô, as estações que receberão as intervenções artísticas são Tatuapé, República (ambas na Linha 3-Vermelha) e Vila Madalena (Linha 2-Verde). No Tatuapé, o boneco é personalizado pelo artista plástico americano Alex Cecci. Na Estação Vila Madalena (Metrô), Petra Schwartz, artista plástica e modelo, é quem assina a obra.

A mostra irá até o dia 12 de outubro. Depois, as peças serão leiloadas e o valor arrecadado doado para o Estatuto da Criança e do Adolescente.

SERVIÇO

Customização ao vivo de bonecos

Data: 08/06, terça-feira.

Local: Saguão Principal da Estação da Luz

Endereço: Estação Luz – Praça Agente Cícero, s/nº.

Horário: a partir das 11h

Local: Espaço Cultural CPTM

Endereço: Estação Brás – Praça da Luz, 01.

Horário: a partir das 18h

Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM

(M.C.)