Jantar beneficente comemora um ano do Instituto do Câncer de SP

Com um investimento total de R$ 270 milhões, Instituto já realizou mais de 100 mil procedimentos

sex, 08/05/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Um jantar beneficente, organizado pela Secretaria de Saúde e o Instituto do Câncer de São Paulo “Octávio Frias Filho” comemorou o aniversário de um ano do Instituto. O evento aconteceu dia 7 no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador José Serra, familiares do jornalista Frias Filhos, do secretário da Saúde e de representantes do Instituto.

“Esse hospital, na verdade, originalmente não foi programado para ser um Hospital do Câncer. Ao longo dos governos, a construção foi avançando. Foi concluída no governo Geraldo Alckmin e posteriormente pelo Claudio Lembo e havia uma perspectiva de utilização do prédio, mas em um certo momento ficou claro que a melhor utilização, melhor destino, era criar um instituto do câncer em São Paulo. Um instituto que se dedicasse à assistência, que se dedicasse à pesquisa e se dedicasse ao ensino.”, declarou o governador no evento.

Em apenas um ano, o Instituto do Câncer de São Paulo zerou as filas de espera do Hospital das Clínicas para cirurgias oncológicas, digestivas, ginecológicas e urológicas. Além disso, o tempo médio de espera por consulta também foi reduzido de 45 para 15 dias e houve aumento de 76% no número de atendimentos: de 1,7 mil consultas mensais para três mil. Desde a sua inauguração, em 6 de abril do ano passado, já foram realizados no Instituto 100 mil procedimentos.

Em cerimônia na manhã de ontem, o governador José Serra esteve no Instituto do do Câncer de São Paulo “Octávio Frias Filho” para sancionar a lei antifumo do estado de São Paulo e entronizar o busto do jornalista Octávio Frias Filho, fundador do Jornal Folha de S.Paulo.