Janeiro tem a menor taxa de desemprego desde 97

Valor praticamente não se alterou. Passou de 13,5%, em dezembro, para 13,6%, em janeiro

qui, 28/02/2008 - 16h34 | Do Portal do Governo

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, na Região Metropolitana de São Paulo [RMSP], mostram que a taxa de desemprego total praticamente não se alterou, e passou de 13,5%, em dezembro, para 13,6%, em janeiro, movimento típico para o período. Esta é a menor taxa para janeiro desde 1997. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto permaneceu em 9,3% e a de desemprego oculto passou de 4,2% para 4,3%, no período analisado.

O contingente de desempregados permaneceu inalterado em 1.402 mil pessoas. Como 71 mil ocupações foram eliminadas e a mesma quantidade de pessoas saiu do mercado de trabalho, o número de desempregados não se alterou.

Em janeiro, o nível de ocupação na RMSP retraiu-se em 0,8%, comportamento usualmente observado no mês. O contingente de ocupados foi estimado em 8.910 mil pessoas, 71 mil a menos em relação ao mês anterior. Esse resultado deveu-se à diminuição na Indústria [1,8%] e no agregado Outros Setores [6,2%, em razão de decréscimos usuais para o período na Construção Civil e nos Serviços Domésticos], atenuada pelo aumento no Comércio [1,1%, mantendo crescimento pelo terceiro mês consecutivo]. Os Serviços registraram relativa estabilidade nesse mês [0,1%], período em que se costuma observar redução.

Entre novembro e dezembro, os rendimentos médios reais de ocupados e de assalariados diminuíram 1,8% e passaram a corresponder a R$ 1.137 e R$ 1.191, respectivamente. Em janeiro, o contingente de desempregados no conjunto das seis regiões metropolitanas onde a pesquisa é realizada foi estimado em 2.803 mil pessoas, 6 mil a mais do que no mês anterior. A taxa de desemprego total não variou, mantendo-se em 14,2%. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto variou de 9,7% para 9,6% e a de desemprego oculto de 4,4% para 4,6%.

Consulte os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego no site da Seade: http://www.seade.gov.br/.

Da Seade