Jandira terá Escola Técnica do Centro Paula Souza

Etec oferecerá cursos técnicos de Administração, Logística e Secretariado, além do Ensino Médio

seg, 15/03/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

Os estudantes de Jandira, na Região Metropolitana de São Paulo, vão ganhar uma Escolta Técnica. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta segunda-feira, 15, convênio com o prefeito Walderi Braz Paschoalin para criação da futura Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza no município. A unidade será implantada na Rua Elton Silva, no centro de Jandira, em um espaço que será adaptado pela prefeitura em parceria com o Estado. A Etec deverá iniciar suas atividades em fevereiro de 2011, com os cursos técnicos de Administração, Logística e Secretariado, além do Ensino Médio.

Graças a uma parceria com a secretaria da Educação, Jandira já conta com os cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística, na Escola Estadual Prof. Vicente Themudo Lessa. As aulas são ministradas, no período noturno, por professores da Etec de Osasco. No vestibulinho para o 1° semestre de 2010, foram abertas 80 vagas divididas entre os dois cursos. Mais de 280 candidatos prestaram o exame.

Sobre os cursos

O técnico em administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Já o técnico em Logística atua na operação e no controle de produção de bens e serviços, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando ferramentas de tecnologia de informação. O profissional também presta atendimento a clientes e implementa procedimentos de controle de custos, qualidade e segurança do trabalho no sistema logístico.

Por sua vez, o técnico em Secretariado é o profissional que organiza a rotina diária e mensal da chefia. Estabelece os canais de comunicação com interlocutores, organiza tarefas relacionadas ao expediente geral do secretariado, controla e arquiva documentos. Utiliza aplicativos e a internet para elaboração, organização e pesquisa de informação. Identifica o planejamento estratégico e tático, reconhece a cultura das organizações, dá suporte à área de gestão, planeja, organiza e coordena a execução de atividades.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento