Jaguariúna e Pedreira misturam aventura e tranquilidade

Cidades do Circuito das Águas Paulistas ficam na Serra da Mantiqueira, uma das mais belas regiões do Estado

qua, 17/04/2013 - 10h17 | Do Portal do Governo

Localizadas na Serra da Mantiqueira, Jaguariúna e Pedreira têm em comum o clima ameno de montanha, com temperatura média que varia de 20ºC a 25ºC, o ar puro e toda tranquilidade para descansar e relaxar. Mas, engana-se quem pensa que visitar as cidades é apenas sombra e água fresca. Ambas possuem rios, cachoeiras e fontes de água mineral e são um convite para o turismo de aventura.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Jaguariúna
Em linguagem indígena, Jaguariúna significa “rio da onça preta” e está localizada a 133 km de São Paulo. Com uma população estimada em pouco mais de 44 mil habitantes e se desenvolvendo cada dia mais, a cidade ainda preserva o patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões.

Inaugurado em 1945, o prédio desativado da antiga Estação Jaguariúna foi restaurado e atualmente é o Centro Cultural. O espaço é ponto de partida do passeio turístico de Maria Fumaça, uma das principais atrações da cidade. O turista pode fazer um passeio de Maria Fumaça até a vizinha Campinas. Realizado apenas nos finais de semana, o percurso tem duração média de três horas e meia.

Outra boa opção para aqueles que gostam de história é o Museu Ferroviário. O local conta com peças históricas fornecidas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e doações da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, de ex-ferroviários e historiadores.

Para saber mais sobre a história da cidade, um lugar que não pode faltar no roteiro é a Casa da Memória Padre Gomes. Criada em 2008, o local tem o objetivo de recuperar, preservar e difundir a memória de Jaguariúna até os dias atuais. Seu acervo inclui documentos textuais, fotográficos, filmográficos e sonoros.

Para fechar o passeio, os visitantes encontram no Parque do Lago um espaço para curtir com a família. O local tem trilhas para fazer caminhadas, ciclovia, lago para pesca e um charmoso jardim japonês. 

Pedreira
Conhecida como a capital da porcelana, a cidade se destaca pela beleza natural das montanhas que a rodeiam e é linearmente distribuída às margens do Rio Jaguari. Sua população é de 41.549 habitantes e tem seu nome devido aos muitos “Pedros” existentes na família de seu fundador, Cel. João Pedro de Godoy Moreira.

Seu extenso comércio de louças, porcelanas, artigos em madeira e peças artísticas são as principais atrações do município. Para conhecer melhor a cidade, um dos primeiros passeios é o Museu Histórico da Porcelana. Seu acervo é composto por peças que retratam aspectos da fundação da cidade, imigração italiana e ferrovia, com fotografias, mobílias e peças de porcelana que destacam a trajetória do setor. O museu conta ainda com uma minifábrica que mostra o processo de fabricação das porcelanas.

Outra opção de passeio é o Observatório Astronômico de Pedreira, O local é um ponto de referência científico, cultural e turístico no país, utilizado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes.

Para os apreciadores da natureza, o rio Jaguari corta o município, e pode ser visto em vários pontos, como a ponte pênsil próxima à Igreja Matriz de Santana. O rio também é propício para o desenvolvimento da pesca esportiva.

A cidade conta ainda com o Bosque Municipal “Prefeito Adolfo Lenzi”, que possui uma área de mais de 33.000 metros quadrados, com mata nativa que dispõe de inúmeras espécies vegetais.

Do Portal do Governo do Estado