Jacupiranga agora tem boas histórias para contar

Fundação Itesp já regularizou a propriedade de mais de 140 famílias no município

sex, 26/10/2007 - 22h04 | Do Portal do Governo

A sexta-feira, 19, foi um dia especial na vida de João Rodrigues, de 75 anos. Como sempre, acordou no horário de costume; mas, desta vez, se sentia nervoso, ansioso e alegre ao mesmo tempo: tinha um compromisso na Câmara dos Vereadores da pequena cidade de Jacupiranga, onde mora, na região do Vale do Ribeira. Na reunião, iria encontrar com o prefeito da cidade, vereadores, um secretário de Estado e outras autoridades.

Aquele dia reservou para ele não a função de coadjuvante, mas a de protagonista da história atual de Jacupiranga. Seu João iria receber um documento que legalmente o transformava em proprietário de fato e de direito do pedaço de chão onde mora. Enfim seu sonho iria se realizar.

Chegou às 9 horas. Foi convocado junto com outros moradores da cidade para o evento. Seu João era um dos 148 beneficiados do Programa Minha Terra, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), com a Prefeitura Municipal de Jacupiranga. O mesmo motivo levou outros moradores de áreas urbanas e rurais do município, como dona Pércia Santana e dona Iraíde Mariano, que atenderam ao chamado da Prefeitura e do Governo do Estado.

Mas o que fazia o coração de seu João bater mais acelerado e suas mãos suar frio era que depois de sete anos iria receber, pegar nas mãos e levar para a família ver o título de propriedade de sua casa, na Chácara das Rosas, Quadra 71, lote 18. Quanto orgulho, quando foi chamado à mesa e recebeu das mãos do vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Rinaldo de Lima e Silva, o tão sonhado documento.

“É alegria demais. Agora o chão é meu de verdade, sem perigo de escapulir”, disse seu João à sua maneira. Dona Pércia Santana recebeu seu título de propriedade das mãos do diretor executivo da Fundação Itesp, Gustavo Ungaro, e para dona Iraíde Marian o documento foi entregue pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey.

O terreno onde seu João ergueu sua casa integra o 4º Perímetro de Jacupiranga. O governo do Estado, por meio da Fundação Itesp, que executa o Programa Minha Terra, identifica, cadastra e regulariza tanto imóveis urbanos como rurais. A programa garante segurança de domínio ao pequeno posseiro, que, com o título, passa a ser, legalmente, proprietário do local onde mora. Como seu João, dona Pércia e dona Iraíde outras 145 famílias não têm mais porque se preocupar com questão legal da propriedade onde moram.

Da Fundação Itesp

(I.P.)