IZ realiza curso sobre controle de verminose e exame de OPG

Treinamento prático sobre exame de fezes em ovinos será no dia 12 dezembro

sáb, 22/11/2008 - 10h24 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realizará dia 11 de dezembro, às 9 horas, o “III Curso sobre Controle de verminose em pequenos ruminantes” e no dia 12 de dezembro, às 8 horas, ocorrerá o “Treinamento para realização de exames de fezes em pequenos ruminantes”, em Nova Odessa (SP).

O evento coordenado pelos pesquisadores do IZ, Cecília José Veríssimo e Mauro Sartori Bueno, tem por finalidade transmitir informações atualizadas sobre o controle alternativo da verminose em pequenos ruminantes.

Na parte da manhã serão abordados os principais vermes; Método Famacha – controle seletivo da verminose em ovinos e caprinos; Controle da verminose com genética e manejo; e outros parasitos de importância na ovinocultura.

Já à tarde serão apresentadas soluções e alternativas para o controle da verminose. Os pesquisadores darão explicações sobre o uso de Anti-helmínticos (grupos químicos, atuação, dosagem e administração); Teste de eficácia de anti-helmínticos e interpretação do exame de fezes; Alternativas aos anti-helmínticos (homeopatia, fitoterapia e fungos nematófagos); e falará sobre a importância da alimentação na verminose, além das novidades no controle de parasitas em pequenos ruminantes apresentadas no Congresso Brasileiro de Parasitologia.

Também haverá aula prática com o uso do método Famacha© de avaliação da mucosa ocular, avaliação da condição corporal, dentição, e coleta das fezes para o exame.

Na sexta-feira (12) ocorrerá o “Treinamento para realização de exames de fezes em pequenos ruminantes”, com aula prática de como se deve efetuar o exame de fezes; como interpretar o resultado do exame de fezes; e a importância do exame de fezes em uma criação de pequenos ruminantes.

As vagas são limitadas e destinadas a produtores, técnicos e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia. Mais informações pelo telefone (19) 3466-9413, e-mail eventos@iz.sp.gov.br e no site www.iz.sp.gov.br.

Programa – 11/12

Início: 9:00 h
Principais vermes
Método Famacha – controle seletivo da verminose em ovinos e caprinos
Controle da verminose com genética e manejo
Outros parasitos de importância na ovinocultura
Anti-helmínticos (grupos químicos, atuação, dosagem e administração)
Teste de eficácia de anti-helmínticos e interpretação do exame de fezes
Alternativas aos anti-helmínticos (homeopatia, fitoterapia e fungos nematófagos)
Importância da alimentação na verminose
Novidades no controle de parasitas em pequenos ruminantes apresentadas no Congresso Brasileiro de Parasitologia
14:30 h – Aula prática: método Famacha© de avaliação da mucosa ocular, avaliação da condição corporal, dentição, coleta das fezes para o exame

Programa – 12/12

Início: 8:00 h
Como efetuar o exame de fezes (aula prática)
12:00 h – Almoço
Como efetuar o exame de fezes (aula prática)
Como interpretar o resultado do exame de fezes
Importância do exame de fezes em uma criação de pequenos ruminantes

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento