Itu se prepara para o 14º Festival de Artes

Evento acontece de 6 a 22 de julho; festival será marcado neste ano pela valorização da cultura popular brasileira

qua, 27/06/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

A partir de 6 a 22 de julho, o público poderá apreciar o 14º Festival de Artes de Itu. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Itu, da Prefeitura da Estância Turística de Itu.

O Festival será marcado neste ano pela valorização da cultura popular brasileira em todos os seus segmentos como música, artes plásticas, dança, circo, teatro, orquestras, cinema, bandas entre outras intervenções artísticas.

Criado pelo Maestro Eleazar de Carvalho, em 1993, o Festival apresentava a proposta de formação/apresentação com ênfase em música erudita. Para 2007, a Secretaria de Estado da Cultura por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, traz uma nova proposta para o Festival: o enfoque na cultura do povo brasileiro, sobretudo, na cultura paulista. O evento apresentará o que o que já existe de melhor nas expressões artísticas na cidade de Itu e de toda região do vale Médio Tietê, como a figura dos violeiros, representada nesta edição pela Orquestra de Viola Caipira de Votorantim, além de apresentações de artistas de renome no cenário da música popular brasileira, como Toquinho e Leci Brandão. As Oficinas Culturais de prática de orquestra, canto, coral, entre outras, também terão espaço garantido e serão realizadas no Colégio Almeida Júnior.

Para a 14ª edição foram selecionados três locais na cidade: o Teatro, o Espaço Cultural Domingos Fernandes e o grande palco externo, no pátio de formaturas. Nestes espaços acontecerão apresentações de teatro, dança e música.

A Abertura do Festival será na Igreja Matriz, como já é tradição do evento, com a apresentação da Orquestra de Câmara da USP e, no encerramento, terá a participação da Banda Sinfônica do Exército, no Pátio do Regimento Deodoro.

Veja a Programação dos Espetáculos

Veja a Programação das Oficinas Culturais