Itu receberá lideranças municipais para discutir Pacto das Águas

Encontro vai ensinar prefeitos, vices e interlocutores a usar o sistema de gerenciamento de metas do Pacto das Águas

qui, 19/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Itu vai sediar nesta quinta-feira, 19, mais um encontro do Pacto das Águas – São Paulo. Prefeitos, vices e interlocutores do Projeto Município Verde Azul estarão reunidos para conhecer o sistema de gerenciamento de metas do Pacto das Águas. 

Trata-se de um instrumento on-line que permitirá aos municípios determinar metas para a melhoria das condições sanitárias e ambientais que deverão ser alcançadas até 2011. São metas para questões relacionadas a saneamento, áreas verdes e projetos locais ligados à água. 

As metas deverão ser baseadas na situação atual de cada indicador, divulgada pelo órgão competente em 2009. A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Sistema de Gerenciamento de Metas, acompanhará e avaliará em 2010 e 2011, os resultados parciais e finais das metas estabelecidas pelos municípios. 

O evento contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que apresentará os resultados já obtidos desde o lançamento do Pacto das Águas, em junho. 

Pacto das Águas 

Lançado em junho deste ano, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Pacto das Águas – São Paulo é uma mobilização, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente para que as prefeituras paulistas se comprometam com a preservação e conservação dos recursos hídricos. A medida atende o Consenso de Istambul pelas Águas – documento gerado por lideranças mundiais que acreditam no poder local para estimular a participação dos municípios e órgãos regionais na gestão dos recursos hídricos. 

São Paulo é o Estado recordista mundial em adesões municipais. Já são 577 ante outras 60 ao redor do planeta. Saiba mais sobre este tema em: http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/ 

Da Secretaria do Meio Ambiente