Itesp viabiliza olericultura orgânica no assentamento Reunidas

Em parceria com o Senar, o Itesp de Promissão viabilizou dois programas de capacitação para os jovens

qui, 26/04/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Grupo Técnico de Campo do Itesp de Promissão viabilizou dois programas de capacitação para os jovens do assentamento Reunidas: Pró-Leite e Olericultura Orgânica.

O curso responde à solicitação de um grupo de assentados e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e já está atendendo quatro turmas de jovens e mulheres, com 100 participantes. Na agrovila de Campinas, do Reunidas, os técnicos do Itesp já estão acompanhando os oito módulos do programa de Olericultura.

O primeiro módulo, Preparo do Solo, foi realizado em março; o segundo, Compostagem, em abril; o terceiro, Formação de Mudas, ocorre no início de maio. As aulas práticas acontecem em área comunitária, próximo ao barracão da Copajota, Cooperativa de Produção Agropecuária Padre Josimo Tavares.

O Senar contrata o docente e é responsável pelas apostilas dos módulos, além de arcar com 25% dos custos dos materiais para a implantação da horta. A infra-estrutura da área, como irrigação, foi viabilizada pela CPT e pelo Itesp, com o apoio da Prefeitura de Promissão e de uma empresa local, a Irrigaterra.

A comunidade preparou a área, sob a orientação do técnico Lourenço Pereira da Silva, e se organizou para os procedimentos necessários nos intervalos entre os módulos, que se desenvolvem mês a mês. Segundo a responsável pela área de Formação e Promoção Institucional da Regional Noroeste do Itesp, Sônia Maria de Oliveira, “o programa despertou interesse em outras agrovilas (há seis) do assentamento Reunidas e o Itesp deve viabilizar mais uma turma para este ano.”

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)