Itesp promove inclusão digital a trabalhadores rurais paulistas

Em parceria com o Acessa SP, Fundação oferecerá 16 postos de internet a famílias de agricultores do Pontal do Paranapanema

qua, 23/05/2018 - 18h28 | Do Portal do Governo

Nos dias de hoje, é difícil imaginar um ambiente alheio às conexões digitais. A internet se tornou tão necessária que passou a englobar basicamente todo e qualquer tipo de informação. Por isso, oferecer e facilitar o acesso a esse universo é uma das missões do Governo do Estado de São Paulo nos últimos anos.

Por meio do Acessa SP, paulistas contam com postos que oferecem acesso gratuito à internet em mais de 500 municípios do Estado. A ideia, dessa forma, é promover a iniciativa em regiões estratégicas que carecem de internet, como no caso de assentamentos de trabalhadores rurais.

A Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), em parceria com o programa, trabalha desde 2008 para instalar postos nessas regiões. Além de oferecer um meio de comunicação e lazer, os agricultores podem ampliar as ferramentas de ensino e aprendizagem e incrementar a economia local. Ainda, agendamento de consultas, aquisição de documentos e outros serviços públicos se tornam mais ágeis.

Novos postos

Itesp e Acessa SP se reuniram na semana passada com o intuito de organizar a inclusão digital em 16 postos em assentamentos do Pontal do Paranapanema. Também foi firmada parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desse total, 5 já estão em funcionamento na região.

“O acesso à internet propicia a inclusão digital da comunidade rural em um mundo onde a velocidade da comunicação é cada vez mais rápida, bem como assegura melhor oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico das famílias atendidas pelo governo do Estado, via Fundação Itesp”, afirmou o diretor-adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp, Marco Silva.

Os 16 centro digitais estão divididos em 15 assentamentos em sete municípios: Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Presidente Venceslau, Rosana, Sandovalina e Teodoro Sampaio, totalizando 1.496 famílias beneficiadas.

“A nossa intenção é expandir [a iniciativa] justamente para que as famílias se desenvolvam por meio da tecnologia. Nessa reunião, discutimos como cada entidade vai atuar no projeto, assim conseguimos otimizar os trabalhos”, afirma o coordenador de Serviços ao Cidadão da Secretaria de Governo, José Valter da Silva Júnior.

Cabe ao Acessa SP promover a infraestrutura para o acesso, como link, servidor, roteador e equipamentos que trarão a internet aos postos. Enquanto isso, o Itesp oferecerá acomodações, mesas, cadeiras, armários e até computadores.

“Estamos passando por uma revolução do conhecimento e da informação. Tudo gira em torno da internet. A ideia é fazer com que eles participem desse meio, busquem caminhos para empreender, obtenham conhecimento e potencializem sua vida diante de um mundo cada vez mais digital”, completa Silva Júnior.