Itesp organiza encontro para incorporação do novo quadro de funcionários

O evento Reafirmação será realizado de 2 a 6 de julho em Serra Negra

sex, 29/06/2001 - 19h44 | Do Portal do Governo

O evento Reafirmação será realizado de 2 a 6 de julho, em Serra Negra

Para receber e incorporar os novos servidores ao ambiente de trabalho, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo ‘José Gomes da Silva’, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, preparou o evento ‘ReAfirmAção’ – Encontro de Integração dos Funcionários do Itesp 2001, a ser realizado entre 2 e 6 de julho, em Serra Negra.

A programação é composta por atividades diversas, entre elas, palestras, debates e exposições sobre política agrária e fundiária, ministrados por profissionais, autoridades e pesquisadores da área. O evento tem o objetivo de difundir e uniformizar o entendimento sobre as normas e procedimentos adotados pela Fundação, bem como apresentar as bases teóricas utilizadas em seu trabalho junto às populações rurais assentadas, comunidades remanescentes de quilombos e pequenos posseiros. O expediente externo estará suspenso durante esses dias.

As exposições abordarão temas variados, como Mediação de Conflitos Fundiários, Obtenção de Terras, Legitimação de posses, Reforma Agrária e Assentamentos, Agricultura Familiar e Desenvolvimento de Comunidades, Assistência Técnica e Extensão Rural, Quilombos, Formação e Capacitação Profissional. A abertura será feita pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, e pela diretora executiva do Itesp, Tânia Andrade .

Estão programadas as seguintes conferências: ‘A Construção da Cidadania: um desafio contínuo’, desenvolvida pelo secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Gonçalves Úngaro; ‘Ética: exercício cotidiano’, ministrada pelo ex-secretário da Justiça, Belisário dos Santos Junior; ‘A sustentabilidade como meta para o desenvolvimento’, pelo professor Sebastião Pinheiro, da UFRGS; e ‘Participação: instrumento de desenvolvimento das instituições e comunidades’, pelo professor Celso Zonta, da Unesp/Bauru.

O professor Luiz Carlos Guedes Pinto, da Unicamp, coordenará o painel ‘Questão Agrária -Desafio do novo milênio’, com a participação do economista Cezar Benjamin, que discorrerá sobre os aspectos históricos; da professora Conceição D’Incao, da Unicamp, para abordar sobre o papel dos profissionais do Estado; e do professor José Eli da Veiga, da USP, sobre agricultura familiar.

O expediente externo do Itesp se normalizará a partir do dia 9, quando os cerca de 700 funcionários já estarão instalados e atuando em seus novos postos de trabalho.