Itesp leva alunos quilombolas para conhecer Museu Afro Brasil

Atividade faz parte do Programa de Valorização Cultural do instituto

seg, 28/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Silêncio, olhos atentos e muita emoção: foi assim a visita dos alunos da Escola Maria Antonia Chules Princesa, de Eldorado (Vale do Ribeira), realizada no dia 18 de setembro, ao Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera (SP). O grupo ficou impressionado com o acervo do museu: esculturas, cerâmicas, tecidos, objetos em metal e instrumentos musicais, além do espaço dedicado à memória da travessia dos escravos da África até às Américas – que expõe  desde um esqueleto de navio até documentos e objetos que se referem ao tráfico, comércio e castigo dos escravos. 

A atividade fez parte do Programa de Valorização Cultural desenvolvido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) junto à escola, que recebe alunos das comunidades quilombolas de André Lopes, Nhunguara, Sapatu, Galvão, Ivaporunduva e São Pedro. Para Ronaldo de Almeida Conceição, coordenador pedagógico e professor da escola, “essa é uma ação que serve para enriquecer ainda mais as atividades desenvolvidas em sala de aula, seguindo as normas da Lei 10.639, que trata da obrigatoriedade da aplicação da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar”. 

A visita ao museu nasceu de demanda apresentada pela escola e discutida com os técnicos do Itesp, que avaliaram a necessidade dos alunos visualizarem a história do negro no Brasil e desta forma fortalecerem a raiz quilombola. A ação foi realizada por meio de parceria entre a Fundação Itesp, o Museu Afro Brasil, a Diretoria de Ensino de Registro e a Prefeitura de Eldorado. 

Do Itesp