Itesp investe em inovações tecnológicas

O objetivo é disponibilizar e democratizar a informação para todas as áreas do órgão

seg, 23/07/2007 - 16h21 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem ampliado a utilização da tecnologia da informação e comunicação, importante vetor para o aperfeiçoamento da gestão pública.

Enquanto as diretorias adjuntas dedicam-se ao trabalho junto ao público beneficiário em assentamentos e comunidades quilombolas, na formação, no desenvolvimento e regularização fundiária, a Assessoria Técnica de Informática tem a preocupação constante na modernização de todos os escritórios e sede: em hardware, software, estrutura de comunicação e gerenciamento de informações.

O objetivo é disponibilizar e democratizar a informação para todas as áreas do Itesp e, assim, possibilitar acesso eficiente a uma base de dados confiável à utilização do cidadão.

Foi desenvolvido um Plano Diretor de Informática, a partir de um estudo minucioso das demandas e necessidades de cada setor do Instituto de Terras, que servirá como base para os projetos e investimentos da área de tecnologia da informação.

A atual direção executiva do Instituto de Terras implantou como diretriz a busca por novas tecnologias e ferramentas (aquisição de novos microcomputadores, notebooks, palm tops, impressoras, servidores de dados, unidades de armazenamento móveis, atualização de softwares, como Windows, Office e antivírus, desenvolvimento de aplicativos e treinamento) que facilitem o desenvolvimento dos trabalhos dos funcionários que atenderão com maior eficiência o público.

Essa melhoria vem assegurar, por mecanismos institucionais, que a informação possa realmente ser compreendida e mostre a efetividade das políticas públicas de governo. O aumento da velocidade para os links de comunicação de dados, internet e o sistema de Voz IP (VOIP) está na lista de prioridades. “O objetivo é conseguir maior produtividade com redução de custos, melhorando o uso dos equipamentos de informática” afirma Mirella Kurata, responsável pela Assessoria Técnica de Informática.

As metas também incluem redução de custos, já alcançadas com a utilização, por exemplo, do VOIP, que proporciona a comunicação entre a sede, em São Paulo, e todos os escritórios regionais, gerando uma economia considerável.

Os avanços na área de tecnologia de informação são vistos com a devida importância pela direção do Itesp.  “Logo no início da gestão foi reformulado o site, que precisa ser uma ferramenta dinâmica, funcional e atraente, que cative o usuário da internet e seja utilizada pelos servidores no cotidiano”, afirma Gustavo Ungaro, diretor executivo do Instituto.

Foi criado o boletim eletrônico Itesp On line, semanal, distribuído para um mailing de cerca de 5 mil pessoas.  Prioriza notícias regionais, eventos, agenda, produção e renda nos assentamentos e tudo o que estiver ligado às ações do Itesp voltadas para os beneficiários – assentados, pequenos posseiros e quilombolas. Com a modificação, o Boletim é hoje um referencial na área pública.

Entre os funcionários, a intranet, meio de comunicação interna, será aprimorada e novos serviços serão disponibilizados, como por exemplo, aplicativos Via Web, ferramentas de gerenciamento de projetos na Web, que irá disponibilizar solução para comércio eletrônico, além de formulários eletrônicos para o servidor e o cidadão, diminuindo o trâmite de informações em papel e consultas pessoais desnecessárias, entre outros.

Em pouco tempo, os cidadãos e os servidores da Fundação notarão outra diferença no seu cotidiano profissional: maior agilidade no acesso à informação confiável. A estrutura que está sendo implantada prevê a reestruturação da rede lógica e física na sede e nos escritórios regionais, implementação de uma base de dados única e compartilhada por todos, desenvolvimento de sistemas interligados, e de Geoprocessamento via Web.

Fruto de intenso trabalho de tratamento gráfico e georreferenciamento digital, em breve o acervo cartográfico relacionado à Regularização Fundiária e Assentamentos, realizados em papel ao longo da história, poderão ser visualizados e integrados com informações das mais diversas naturezas, permitindo aos usuários a geração de relatórios sobre um determinado assunto de modo espacializado geograficamente, ou seja, sobre mapas.

“No século XXI, falar em rede significa mais do que mencionar a estrutura de informática, mas as relações estabelecidas entre as pessoas. São essas relações que queremos não apenas preservar, mas melhorar, facilitando a comunicação entre todos: sede e escritórios em todo estado, e destes com a população”, conclui Ungaro.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania