Itesp inaugura Centros Interativos de Tecnologia em Itapeva e Itaberá

O evento está previsto para as 11h30, na Escola Estadual Franco Montoro, em Itapeva

qui, 04/12/2008 - 19h07 | Do Portal do Governo

A Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), entidade ligada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, inaugura na segunda-feira, 8, os Centros Interativos de Tecnologia (CITs) de Itapeva e Itaberá, quando será lançado o programa Interação Digital. O evento está previsto para as 11h30, na Escola Estadual Franco Montoro, localizada na área comum do assentamento Pirituba, área I , em Itapeva.

A solenidade terá a participação do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, do diretor executivo da Fundação Itesp, Gustavo Ungaro, dos prefeitos de Itapeva, Luis Antonio Hussne Cavani, e de Itaberá, Walter Sérgio de Souza Almeida, e do presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso.

O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento social e econômico dos municípios de Itapeva e Itaberá por meio da inclusão digital de jovens, crianças e adultos de cerca de 433 famílias de trabalhadores rurais assentados da região Sudoeste do Estado que recebem assistência técnica da Fundação Itesp.

O projeto Interação Digital funcionará na Agrovila I (13 de Maio), do assentamento Pirituba, localizado no município de Itapeva, e na Agrovila III (Água Azul), do assentamento Pirituba, este no município de Itaberá. Cada centro terá 150 alunos com computadores e acesso a Internet.

Os estudantes começam aprendendo estruturas básicas de informática. O projeto é resultado de convênio entre a Fundação Orsa e a Coordenadoria de Programas da Juventude, órgão vinculado à Secretaria das Relações Institucionais e apoio do Itesp. É parceira também na iniciativa a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, com o Programa Ação Jovem.

“A parceria irá abrir as portas para novos projetos entre Itesp e Orsa, de inclusão digital, de recuperação ambiental de áreas de reserva e outros, que levarão benefícios às comunidades atendidas”, disse o diretor executivo da Fundação Itesp, Gustavo Ungaro.

A proposta do projeto está montada em três estruturas: em primeiro lugar, será feito em conjunto com a comunidade, um estudo de viabilidade da região para descobrir as possibilidades e as necessidades dos assentados. Depois, gerado um plano de ação para a atuação dos monitores. Por fim, é montado um plano de sustentabilidade, que pretende dar liberdade e autonomia à comunidade para assumir os centros.

“A idéia é que os assentados se apoderem do espaço e dos equipamentos e que os centros sejam a base do desenvolvimento tecnológico da comunidade”, explica Lee Oswald Siqueira, da Fundação Orsa.

A Fundação Orsa entrou com metade dos recursos previstos para o projeto. A outra metade, foi investida pelo governo paulista, por meio da Coordenadoria de Programas da Juventude. A Orsa assumiu a responsabilidade de formar e capacitar monitores na primeira fase do projeto.

Numa fase posterior, os alunos serão os responsáveis pela capacitação dos demais monitores, se transformando em agentes multiplicadores que irão trabalhar junto às escolas do assentamento. O projeto prevê que toda a comunidade terá acesso aos centros por meio do monitor ou pessoalmente.

O projeto no assentamento Pirituba é um piloto para um programa bem mais amplo que a Fundação Orsa, em parceria com o Itesp, pretende fechar com a Microsoft para criar 400 centros interativos, englobando regiões como Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema. Por meio desse projeto devem ser criados 55 centros na região Oeste – todos em assentamentos – e 16 no Vale do Ribeira, englobando comunidades quilombolas.

Serviço

Inauguração dos CITs Itapeva e Itaberá e lançamento do Projeto Interação Digital
Data: 8/12 – segunda-feira
Horário: 11h30
Local: Escola Estadual Franco Montoro
Endereço: área comum do Assentamento Pirituba (área 1), município de Itapeva (SP), rodovia Francisco Alves Negrão, entre Itapeva e Itararé.

Da Fundação Itesp