Itesp implanta assentamento que vai beneficiar 41 famílias

No oeste paulista, diretor executivo da Instituto visita as cidades de Rosana e Mirante do Paranapanema

qui, 15/01/2009 - 13h55 | Do Portal do Governo

Nesta quinta, 15, Gustavo Ungaro, diretor executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) visita a cidade de Rosana, no oeste paulista, onde oficializa a implantação do assentamento Porto Maria, que vai beneficiar cerca de 41 famílias do município.

Ainda em Rosana, o diretor assina o Termo de Permissão de Uso (TPU), que dá aval para a ampliação da Escola Ribeirinhos, localizada na Gleba XV de Novembro, e  visita as instalações de uma unidade do Acessa São Paulo, que será inaugurada em breve. 

Na sexta-feira, 16, ainda em visita ao oeste paulista, o diretor executivo do Itesp segue para a cidade de Mirante do Paranapanema onde entrega benefícios para a recuperação ambiental de assentamentos da cidade. Cerca de 12.250 mudas de árvores nativas serão distribuídas por meio de uma parceria entre a prefeitura do município, o Itesp e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Cati). Além das mudas, os recursos ainda serão utilizados para o cercamento de área de reserva legal.

O plantio

As plantas serão distribuídas para assentados de 12 lotes dos Assentamentos Santa Lúcia e Santa Cristina. O plantio das mudas será feito numa área de 190 mil m², o que corresponde a quase 26 campos de futebol. A iniciativa faz parte de uma etapa do Programa de Microbacias Hidrográficas gerenciado pela Cati e que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado, garantindo sustentabilidade socioeconômica e ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

Nos Assentamento Santa Lucia e Santa Cristina, serão entregues cerca de 2.400 metros de cerca nos fundos dos lotes, divisa com o Córrego Água da Prata, além do cercamento em área de reserva florestal legal do Assentamento Santo Antônio.

Serviço

Quinta-feira, 15 – Rosana

16h30 – Implantação do Assentamento Porto Maria

17h45 – Visita ao Assentamento Gleba XV de Novembro e Assinatura do termo de permissão de uso para ampliação da Escola Ribeirinhos.

Sexta-feira, 16 – Mirante do Paranapanema

10h – Entrega de mudas de árvores nativas e cercamento nos Assentamentos Santa Lúcia e Santa Cristina

10h30 – Entrega de cercamento no Assentamento Santo Antonio

Do Itesp