Itesp homenageia agricultores de Promissão por recuperação ambiental

Por amor à natureza, agricultores assentados reflorestam parte de seus lotes

seg, 13/06/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Dois agricultores de Promissão foram homenageados na sede da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em São Paulo, na última quarta, dia 8, pelo trabalho de recuperação ambiental que executaram em seus lotes. Laércio Camacho e José Agnelli Neto são do Assentamento Reunidas e, por iniciativa própria – e pelo amor à natureza – reflorestaram parte de seus lotes, dando um exemplo de respeito ao meio ambiente.

O assentado Laércio Camacho, da Agrovila dos 44 do assentamento Reunidas, reflorestou parte da reserva legal do seu lote com mudas de espécies nativas e frutíferas como angico, aroeira, pau d’ alho, peroba, ipê rosa, jenipapo e goiaba. Feliz com o resultado obtido, após oito anos do primeiro reflorestamento, ele afirma que pretende expandi-lo para o restante da área de reserva legal do lote. Ao ser indagado sobre o motivo da iniciativa, ele responde com a simplicidade dos agricultores que sempre viveram na e da terra: “Porque amo a natureza”.

Criado no meio do cafezal, Camacho trouxe para o assentamento a paixão pelo cultivo do café. Atualmente tem quatro mil pés produzindo e plantou mais 1.100 pés há menos de um mês. Aproveitando o Pronaf Florestal, investiu no plantio de dois mil pés de seringueira. Mas não é só isso que garante a renda do casal, complementada pela aposentadoria: ele e a esposa, Alice, cuidam do gado leiteiro, criam galinhas e porcos para autoconsumo e mantêm uma horta onde cultivam de tudo um pouco, sem usar nenhum tipo de agrotóxico. “Nós compramos pouca coisa no supermercado, pois a maior parte dos alimentos conseguimos produzir no lote”, ressalta dona Alice, que ainda encontra tempo para fazer, também para o consumo da família, queijo, bolachas e doces caseiros com as frutas colhidas no pomar.

A mesma iniciativa de recuperar a área florestal do lote foi tomada, há 15 anos, pelo assentado José Agnelli Neto, da Agrovila Central, lote 166 do Assentamento Reunidas. Ele reflorestou 1,4 hectare da área de reserva com mudas de espécies nativas, recebidas, na época, da Associação de Reposição Florestal de Penápolis / Flora Tietê.

Durante a homenagem no Itesp, ambos falaram sobre suas experiências. “Fico agradecido ao Itesp por ter essa oportunidade. Estou no assentamento há 12 anos, mas toda a minha vida fui agricultor e um defensor do verde. Espero que o pouco que fiz possa servir de exemplo para muitos”, disse Laércio.

Já José Agnelli Neto chegou a deixar comovidos os servidores presentes com seu depoimento. “Quando eu cheguei no assentamento, com minhas filhas pequenas, encontrei uma lagoa seca. Com apoio do Itesp, plantei três mil mudas ao redor; hoje é uma mata fechada, e a lagoa está cheia d’água. Até animais silvestres apareceram. Hoje minhas filhas são adultas, tenho sete netos e me orgulho de ter o que deixar a eles como exemplo. Se não tivesse feito isso, não teria o que mostrar. Agradeço muito aos servidores do Itesp a oportunidade de estar aqui hoje e espero que isso sirva a outros como inspiração”. Os dois assentados foram muito aplaudidos e receberam certificados do Itesp como reconhecimento ao trabalho realizado.

Da Fundação Itesp