Itesp fecha parceria com Banco do Brasil

Acordo ordenará etapas da produção agrícola dos assentamentos gerenciados pelo instituto

sex, 11/05/2007 - 15h18 | Do Portal do Governo

O Itesp fechou parceria com o Banco do Brasil para o ordenamento das etapas de produção agrícola dos assentamentos geridos tecnicamente pelo instituto. Antes, o banco participava do processo apenas na hora do financiamento – agora, deverá integrar a ordenação da cadeia produtiva dos projetos que financia.

O Protocolo de Intenções, assinado durante a feira agropecuária Agrishow, em Ribeirão Preto, permitirá a adoção de uma estratégia para o desenvolvimento regional sustentável, levando em conta os aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais das áreas atendidas pelo instituto.

As linhas de financiamento já oferecidas aos assentados serão mantidas, como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para o diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, “a assinatura desse protocolo representa a possibilidade do desenvolvimento sustentável às famílias assentadas no Estado de São Paulo. A formação desta rede de colaboração é motivo de comemoração, uma parceria que enfatiza a ação com as famílias assistidas pelo Itesp, agora com o reforço positivo do Banco do Brasil”.

“O financiamento não é a atividade fim do desenvolvimento regional sustentável, lembra o gerente do banco, Almir Ferreira Alexandre: “A idéia é agregar valor no produto que as pessoas já cultivam naquele assentamento, por meio de melhorias na comercialização e na capacitação técnica, e também da melhoria genética dos produtos”.

Em reuniões regionais, técnicos do Itesp e do Banco do Brasil definirão, com outras entidades representativas – como sindicatos, prefeituras e o Sebrae, qual a melhor atividade a ser desenvolvida, de acordo com a vocação regional. Com isso, diminui o risco de má comercialização de preços. Está previsto ainda o planejamento de ações de capacitação e melhoria na infra-estrutura dos assentamentos.

Desenvolvimento Regional

O objetivo maior é impulsionar o desenvolvimento das regiões atendidas por meio da mobilização de agentes econômicos, políticos e sociais, além de promover nas comunidades a inclusão social, a capacitação de gestão das atividades desenvolvidas, a transferência de conhecimento de técnicas e tecnologias, a democratização do acesso ao crédito, o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo e a contribuição para a melhoria de qualidade de vida, e criar novos pólos de desenvolvimento econômico.

“A parceria entre o Itesp e o Banco do Brasil é uma conjugação de esforços para o desenvolvimento sustentável, através da formação de uma rede de colaboradores envolvendo também uma responsabilidade sócio-ambiental focada na comunidade atendida”, salienta Gustavo Ungaro.

O instituto administra 127 dos 168 assentamentos rurais do estado – os demais ficam sob os cuidados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Porém, o Itesp presta assistência técnica e extensão rural (Ater) a todos os assentamentos. No total, são mais de 10 mil famílias assentadas.

Caravanas de assentados estiveram na Agrishow para participar da assinatura do protocolo e para conhecer equipamentos de produção de biodiesel, entre outros temas de interesse expostos.

Do Itesp