Itesp fará parceria com Embrapa para desenvolver Pontal

Entendimentos começaram recentemente, no assentamento Canaã, município de Mirante do Paranapanema, em reunião com técnicos do Itesp local,

seg, 25/02/2008 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Fundação Itesp deverá assinar parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os entendimentos começaram recentemente, no assentamento Canaã, município de Mirante do Paranapanema, em reunião com técnicos do Itesp local, assentados e visitantes da Embrapa, marca de excelência em pesquisa agropecuária, com disposição de desenvolver um trabalho de apoio da extensão rural local. Ao mesmo tempo, os técnicos do Itesp de Mirante do Paranapanema querem trabalhar para tornar o Pontal uma região de excelência em produção leiteira no Brasil e, possivelmente, na América Latina.

Uma das áreas em que a parceria deverá se desenvolver é a cadeia produtiva do leite. O Pontal é uma região de grande produção de leite, mas carece de zootecnistas e veterinários para alavancar a produtividade nesse segmento. Os assentamentos do Itesp somam aproximadamente 30 mil hectares de terras só em Mirante, envolvendo 1.330 famílias – quase todas com gado leiteiro. Técnicas como piqueteamento, sombreamente, uso de forrageiras, controle de pragas e doenças etc., são práticas que poderiam ser adotadas. Um campo experimental, para dar formação a assentados com manejos de baixo custo é uma das idéias em pauta.

No último dia 15, o diretor de Políticas de Desenvolvimento, João Corsini, participou de reunião com Moacyr José Vaz de Souza, da Embrapa, que visitou assentamentos em Mirante, Araraquara e Promissão: “Ele ficou bem impressionado com o comprometimento dos técnicos e comentou que a Embrapa pode estabelecer parceria para a capacitação de técnicos em diversas atividades, como a pecuária leiteira, o urucum, a produção de sementes, além de fossas sépticas, tudo isso com tecnologia dirigida à agricultura familiar”.

Do Itesp

(M.S.)