Itesp desenvolve, capacita e regulariza assentamentos e quilombos

Programa Minha Terra já entregou 7,5 mil títulos de terra; 26 quilombos são reconhecidos

seg, 01/02/2010 - 11h35 | Do Portal do Governo

Nesta segunda, 1º de fevereiro, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) entrega de mais 271 títulos de propriedade aos moradores do bairro Cidade Nova, em Itu. Com mais esta titulação, chega a 2.455 o número de títulos de propriedade entregues a moradores do Bairro Cidade Nova. A ação faz parte do programa Minha Terra de regularização fundiária.

O Programa Minha Terra é voltado para pequenos posseiros da cidade ou do campo e tem como objetivo minimizar os conflitos pelo uso e posse da terra. Desde o início da atual administração, em 2007, já foram entregues títulos de propriedade a 7.571 famílias, em parceria com 35 prefeituras. Além de possibilitar o acesso a financiamentos, tendo a propriedade como garantia, a regularização do imóvel também traz outros benefícios, como a implementação de políticas públicas aos bairros regularizados.

Além de regularizar territórios, o Itesp também reconhece quilombos no Estado para promover o desenvolvimento, capacitação profissional e geração de renda destes, sempre privando pela preservação das tradições dos povos.

No final do ano passado, o Governo reconheceu uma nova comunidade como remanescente de quilombo: são 80 famílias residentes em Pedra Preta/Paraíso, no município de Barra do Turvo (Vale do Ribeira).  Com isso, subiu para 26 o número de quilombos reconhecidos no Estado de São Paulo.

A Fundação Itesp é a responsável, no Estado de São Paulo, pelo reconhecimento dos quilombos e de seus territórios, por meio da elaboração do relatório e demais estudos e levantamentos. Também fornece assistência técnica, apoio ao desenvolvimento e realiza investimentos em benefício das comunidades.

Recentemente, o Itesp foi contemplado, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e outras instituições estaduais, com mais de R$ 3 milhões para a execução de projetos inscritos na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, na ação Tecnologias para o Desenvolvimento Social.

O projeto encaminhado pelo Itesp prevê a criação de 15 centros digitais nos centros comunitários de assentamentos nos municípios do Pontal do Paranapanema: Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Caiuá, Presidente Venceslau, Tupi Paulista, Sandovalina, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Mirante do Paranapanema.

Do Itesp e do Portal do Governo do Estado de São Paulo