Itesp comemora Dia da Árvore com plantio de 8 mil mudas no Pontal

Instituto planeja recuperar mais de 1,9 mil hectares de área verde

qua, 19/09/2007 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Instituto do Terras do Estado de São Paulo (Itesp) vai comemorar o Dia da Árvore, na próxima sexta-feira, 21, com o lançamento do plantio de 8 mil mudas na região do Pontal do Para- napanema. O evento foi programado pela Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento e vai envolver escolas dos assentamentos e prefeituras da região. As mudas serão plantadas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs).

“O Dia da Árvore é um marco simbólico para o Governo do Estado, por meio do Itesp, a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e do Itesp irá realçar seu compromisso com o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema. A acesso à terra e a cidadania embute o compromisso com a revitalização do meio ambiente e dos recursos naturais”, afirma o diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro.

“O Pontal monocultor que deixou como herança a depredação ambiental será coisa do passado. O novo é o da pujança, do desenvolvimento, do convívio do agro-negócio com a pequena propriedade. E estamos trabalhando para criar esse cenário que terá formas sustentáveis de uso e preservação dos recursos naturais e recomposição de florestas nos assentamentos, dando uma nova cor ao Pontal”, completa Ungaro.

Nos últimos nove anos, o Itesp vem fazendo investimentos na recuperação florestal do Oeste paulista. Lançado em 1998, o projeto do governo do Estado batizado como Pontal Verde já implantou a recuperação de uma área degradada de mata atlântica que corresponde a 500 campos de futebol. Cerca de 300 famílias de assentados estão envolvidas no projeto.

O Itesp planeja recuperar, em parceria com a comunidade, mais de 1,9 mil hectare na região do Pontal. A prioridade é o município do Mirante do Paranapanema, onde as áreas verdes dos assentamentos somam mais de 5 mil hectares. As mudas para implementar o projeto saem do viveiro de plantas do assentamento São Bento. O viveiro tem capacidade para produzir 400 mil mudas por ano e hoje conta com um estoque de 30 mil plantas.

A recuperação consiste na implantação de Sistemas Agro-Florestais (SAF) nas áreas de reserva e do plantio de mudas nas Áreas de Preservação Permanente, permitindo sua regeneração natural. Para implantar os sistemas agro-florestais, os assentados realizam o plantio de culturas anuais (milho, mandioca, feijão, algodão) e seqüencialmente o plantio das espécies de árvores nativas segundo recomendação técnica. O Itesp é responsável pelas operações de preparo e conservação de solo nas áreas suscetíveis à erosão.

As áreas verdes a serem recuperadas compreendem as Reservas Florestais Legais e as Áreas de Preservação Permanente dos projetos de assentamento. O plantio segue norma da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que determina a plantação de no mínimo 80 espécies por hectare.

As mudas são nativas da região. Entre elas, cedro, peroba, ipê, canafístola e timboril. Antes da ocupação, o Pontal era área de mata atlântica (chamada de floresta estacional). A ocupação transformou a região num grande pasto, com intensa degradação ambiental.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania