Itesp assina protocolo para reforçar comercialização nos assentamentos

Parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento reforça geração de renda

qui, 02/09/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada nesta quarta, 1º de setembro, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinaram um protocolo de intenções para criar um grupo de trabalho para melhorar e aumentar a comercialização dos produtos da agricultura familiar via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e fornecimento à merenda escolar.

Para o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, a assinatura do protocolo é importante pela própria natureza do relacionamento entre as duas entidades. “Essa relação com o Conab é muito forte, graças a programas como o fornecimento de produtos para a merenda escolar e o PAA, que têm por objetivo incentivar a agricultura familiar”, afirmou.

Com mais essa ação do Itesp, os assentados receberão uma força extra para escoar a produção e, assim, aumentar a geração de renda. Além desse protocolo de intenções, o Itesp possui outros programas de reforço à comercialização, como as parcerias com o Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Ceagesp e as feirinhas regionais.

O próximo passo, a ser concretizado ainda na primeira quinzena de setembro, será a criação de um grupo de comercialização em Presidente Prudente, voltado apenas para o atendimento aos assentados do Pontal do Paranapanema. Dos 173 assentamentos atendidos hoje pelo Itesp, 107 estão localizados no Pontal.

Do Itesp