Itesp apresenta programa de justiça social e sustentabilidade na Rio+20

PPAIS, que transforma o Estado no maior comprador da agricultura familiar, ganha destaque na conferência internacional

sex, 15/06/2012 - 18h29 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo é o primeiro do País que usa as compras públicas para incentivar a agricultura familiar, por meio do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), da Fundação Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo). A iniciativa será apresentada pelo diretor executivo da Fundação, Marco Pilla, para líderes e representantes do setor privado e ONGs de todo o mundo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro.

Com o PPAIS, pelo menos 30% das verbas estaduais destinadas à compra de alimentos serão utilizadas para adquirir produtos da agricultura familiar, representada por famílias locais, assentados, quilombolas, pescadores e indígenas. Esses produtos serão utilizados no preparo de refeições em hospitais públicos, presídios, escolas públicas e instituições de amparo social, dentre outros. O objetivo é aumentar a oportunidade desses trabalhadores, que geralmente não conseguem participar dos processos de compra devido à interferência de atravessadores. “Agora esses trabalhadores poderão investir mais nas propriedades, trabalhando e expandindo as produções.”

Segundo Pilla, há cerca de 150 mil agricultores no Estado de São Paulo, responsáveis pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos consumidos pela população. “Estamos fazendo o cadastramento das famílias e a adequação dos órgãos públicos para adequarem as compras”, explica Pilla, que fará a palestra nesse sábado, 16.

Do Portal do Governo do Estado