Itatiba sediará a final da IV Copa Estadual de Ginástica Rítmica

O evento acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio

qua, 27/04/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Itatiba sediará a final da IV Copa Estadual de Ginástica Rítmica. O evento é uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Prefeitura de Itatiba. O evento acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio no Ginásio Municipal de Esportes José Boava.

A copa é o principal evento estadual de ginástica rítmica e reunirá 420 ginastas de mais de trinta cidades. Entre atletas e dirigentes serão 496 pessoas. “É um evento grandioso, que reunirá a nata da ginástica rítmica de São Paulo em nossa cidade”, comentou o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Itatiba, Luís Soares de Camargo.

A Ginástica Rítmica Desportiva (G.R.D.) ou apenas Ginástica Rítmica, envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Nas rotinas de Ginástica Rítmica, são ainda permitidos certos elementos pré-acrobáticos, como rolamentos, entre outros.

Ginastas rítmicos devem demonstrar tamanha coordenação e controle, assim como um dançarino bem treinado. Eles têm que desenvolver o  movimento sempre em harmonia com a música.

Brasil

Entre as nações que falam português, o Brasil é o destaque, tendo vencido as provas por grupos em 1999 e 2007 dos Jogos Pan-Americanos. Nos Jogos Olímpicos, as atletas brasileiras estiveram presentes em Pequim, quando encerraram a competição na última colocação por equipes, entre as doze participantes. Na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil participou até as Olimpíadas da China, das edições de 1984, 1996, 2000 e 2008, tendo como melhor colocação o oitavo lugar geral na prova por grupos

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude