Itaquaquecetuba recebe certificação de qualidade

Hospital estadual ganha atestado de qualidade do Ministério da Saúde

qui, 14/02/2008 - 11h57 | Do Portal do Governo

A região de Mogi das Cruzes acaba de ganhar mais um hospital com certificado de qualidade emitido pelo Ministério da Saúde. O Hospital Geral de Itaquaquecetuba, da Secretaria de Estado da Saúde, recebeu neste mês a Acreditação nível I, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão ligado ao Ministério da Saúde. O Hospital Luzia de Pinho Melo já possui o Nível II de Acreditação da ONA.

No Brasil apenas 89 de cerca de 6.000 hospitais possuem o certificado da ONA. Destes, nove são hospitais públicos da rede estadual. Dos 25 certificados nível I em todo o país, quatro são estaduais. A secretaria possui ainda dois certificados nível dois e os três primeiros certificados em nível de excelência emitidos para hospitais públicas do país: Pirajussara, Diadema e Sumaré.

A acreditação hospitalar é um método de estímulo, avaliação e certificação externa da qualidade dos serviços de saúde. A certificação do Hospital Geral de Itaquaquecetuba é de nível 1, que avalia estrutura física, sanitária, capacitação profissional e segurança nos processos. Ainda nesse ano, o hospital espera receber o certificado de nível 2, que avalia os processos do fluxo de trabalho.

“Os hospitais estaduais têm se preocupado cada vez mais com a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, e a certificação da ONA é motivo de orgulho para todos os paulistas. Quem ganha com isso é a população, que tem à disposição centros de saúde reconhecidos pelo bom atendimento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital Geral de Itaquaquecetuba realiza mensalmente 8 mil atendimentos de emergência, 3,1 mil atendimentos ambulatoriais, mil internações, 400 cirurgias e 300 partos para pacientes da região.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(C.C.)