Itaquaquecetuba ganha posto do Acessa SP

A unidade tem capacidade para realizar mais de 2 mil atendimentos por mês

qua, 07/05/2008 - 18h59 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e o Prefeito de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho, inauguraram nesta quarta-feira, 7, o Posto do Acessa São Paulo no município.

A cerimônia contou também com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, Adilson Gui Aparecido de Souza, da Secretária Municipal de Promoção Social, Marina Della Vedova, do Presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de S. Paulo), Leão Carvalho, e da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Heroílma Soares Tavares.

Durante o evento, o Secretário Sidney Beraldo destacou o fato de o novo posto funcionar dentro de uma estrutura dedicada ao atendimento da juventude. “O Acessa SP vai contribuir para uma melhor formação cultural desses jovens. A experiência de mais de sete anos de programa mostra que esse aspecto é um diferencial na obtenção do primeiro emprego”, disse.

O Posto do Programa em Itaquaquecetuba tem capacidade para realizar mais de 2 mil atendimentos por mês. A unidade, localizada na Casa do Adolescente, conta com oito computadores com acesso à Internet e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A meta do Governo do Estado é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas. Em 2008, serão implantados mais 120 postos. Desta forma, 73% dos municípios do Estado passarão a contar com pelo menos uma unidade do Acessa até o final de 2008.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 351 cidades, dispõe de 402 postos, com 3.936 computadores e 720 monitores. São 1,36 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 30 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Nessa pesquisa os usuários também foram convidados a avaliar o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que ficou mais fácil aprender depois do uso da internet para 83% dos entrevistados. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários -83,9%- também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

Serviço:

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Acessa São Paulo Itaquaquecetuba

Endereço: Casa do Adolescente. Av. Emancipação, 47, Centro SP

Funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Nº de computadores para usuário: 8

Capacidade de atendimento mensal: 2.112 

Da Secretaria de Gestão Pública